Engravidar

Sabia que aos 40 a chance de gravidez é de 5%? Mas calma: há chances!

iStock
iStock

Publicado em 04/06/2018, às 16h17 por Redação Pais&Filhos


Esperar o momento certo pode significar que seus trinta anos podem vir sem que os bebês cheguem. Você pode estar procurando a pessoa certa, estar esperando que sua carreira chegue a um certo nível ou talvez você já seja mãe e queira tentar uma última vez antes da menopausa. É claro que nem sempre é uma decisão consciente esperar. Questões de fertilidade podem tornar a tentativa de um bebê uma longa e cansativa batalha para muitas mulheres.

Independentemente das suas razões para querer um bebê depois de atingir os 40, é realista tentar? Em resumo, a resposta é um grande SIM. Embora alguns riscos médicos aumentem tanto para a mãe quanto para o bebê, muitas mulheres com 40 anos ou mais estão tendo gestações e bebês saudáveis; o que significa que há uma boa chance que você também possa. Mas você precisa ter as informações certas:

Sobre seus ovos 

Você nasceu com todos os ovos que você vai ter. Estes foram de boa qualidade durante os seus vinte anos, dando-lhe cerca de 30% de chance de engravidar durante cada ciclo nesta idade. Conforme você fica mais velha, a qualidade do seu ovo começa a diminuir; o que significa que suas chances de engravidar a cada ciclo também começam a diminuir. Para uma mulher com idade entre 35 e 39 anos, isso equivale a cerca de 18% de chance de engravidar, e uma vez que você atinge os 40, ela cai para uma baixa de 5%. Em outras palavras, se você tem mais de 40 anos e espera engravidar, a gravidez ainda é uma possibilidade para você … uma pequena, mas uma possibilidade, no entanto.

Tratamento de fertilidade 

A fertilização in vitro tem sido associada a taxas de sucesso mais altas do que tentar engravidar naturalmente e pode ajudar a aumentar as chances de sucesso na gravidez para você. No entanto, alguns especialistas alertam que o aumento da taxa de sucesso a partir dos 40 anos é mínimo e que isso diminui para quase zero a partir dos 45 anos. Não é de todo ruim, no geral, a taxa de mulheres grávidas a idade de 40 anos vem aumentando constantemente.

O que mais pode ajudar? 

Como em qualquer idade, existem passos que você pode tomar para se certificar de que seu corpo está tão preparado quanto possível para a concepção. Deixar de fumar, manter-se em forma, diminuir o consumo de álcool e garantir que sua dieta seja adequada são todas as formas de garantir que seu corpo esteja saudável e pronto para conceber quando for a hora certa.

Como é se tornar mãe em seus quarenta anos 

Pode ser um pouco mais difícil para as mulheres engravidarem com mais de 40 anos, mas acontece com muitas e elas podem ter gestações perfeitamente normais e bebês saudáveis. Ser uma mãe mais velha também tem suas vantagens. As mulheres com mais de 40 anos são geralmente mais seguras financeiramente, possuem mais sabedoria e maturidade. Um estudo recente também sugeriu que mães mais velhas são menos propensas a gritar com seus filhos e então, eles ficam emocionalmente mais saudáveis.

No entanto, existem alguns riscos para a sua saúde e a do bebê. Como aborto espontâneo e problemas cromossômicos. A pré-eclâmpsia, o diabetes gestacional, o parto prematuro e os problemas com a placenta são todos riscos que tendem a aumentar com a idade, por isso você precisa de um acompanhamento médico.

Se você tem 40 anos e se pergunta se deve tentar um bebê, tenha certeza de suas chances. Sim, a sua fertilidade terá diminuído e existem alguns riscos para a saúde que você precisa ter em mente, mas com as informações corretas e o apoio do seu parceiro e da equipe médica, há todos os motivos para isso. Boa sorte!

Leia também:

Estudo aponta que estresse pode causar infertilidade

Calma, vai dar certo! Esclarecemos 6 mitos sobre a infertilidade

O famoso parecetamol durante a gravidez pode afetar a fertilidade da criança


Leia também

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"