Guia de cuidados com a pele do bebê na piscina e no mar

Os pais devem ficar atentos aos cuidados com a pele do bebê após entrar em contato com o cloro ou o sal para não ocorrerem irritações

Resumo da Notícia

  • Passeios que envolvam mar ou  piscina podem ser muito divertido para os bebês
  • Mas é necessário redobrar os cuidados com a pele após o sal ou cloro
  • Te mostramos alguns produtos que podem te ajudar nessa missão

Os bebês costumam gostar de passeios que envolvam brincar na água. Então, entrar na piscina ou no mar com o seu filho pode ser um momento feliz para os dois. No entanto, o cloro da piscina e o sal do mar podem causar irritações se ficarem muito tempo na pele do bebê. Fique atento e tome os cuidados necessários para garantir o bem-estar do seu filho.

-Publicidade-
Muitos bebês adoram fazer brincadeiras na água, mas os pais devem ficar atentos para os cuidados com a pele
Muitos bebês adoram fazer brincadeiras na água, mas os pais devem ficar atentos para os cuidados com a pele (Foto: Getty Images)

Cloro da piscina

É recomendado que os bebês entrem na piscina, acompanhados dos pais, somente após os seis meses de vida. Nessa idade, a pele está mais preparada para ambientes externos e o bebê já pode usar protetor solar específico. 

Depois de passar o protetor solar, espere cerca de 20 minutos antes de levar a criança ao sol. Assim, o produto começa a fazer efeito. Após esse período, você pode molhar um pouco a pele com água limpa,  porque assim ela absorve menos os produtos químicos da piscina.

Molhar a pele da criança com água limpa antes de entrar na piscina faz com que ela absorva menos resíduos
Molhar a pele da criança com água limpa antes de entrar na piscina faz com que ela absorva menos resíduos (Foto: iStock)

A combinação de cloro e sol em excesso não faz bem a ninguém, principalmente para os bebês, que possuem uma pele mais sensível e, portanto, mais suscetível a alergias e queimaduras solares. Para evitar que o cloro resseque a pele do bebê, dê um bom banho nele para retirar todos os resíduos deixados sob a pele. Também é importante passar uma loção hidratante para renovar a proteção natural e nutrir a pele do bebê.

Sal do mar

De acordo com especialistas, o ideal é que o bebê vá à praia somente a partir do 1º ano de vida. Nesse passeio, opte por horários que não sejam os de pico solar (das 10h às 16h). Roupas leves de algodão, bonés e protetor solar infantil em todo o corpo ajudam a preservar a pele da criança e evitar possíveis lesões causadas pelo sol.  

O uso do protetor solar específico para bebês é essencial para a proteção da pele do seu filho. O sol em excesso pode prejudicar a saúde da pele e ocasionar possíveis doenças no futuro, como o câncer de pele.

A criança não pode ficar muito tempo com a roupa de banho após sair do mar
A criança não pode ficar muito tempo com a roupa de banho após sair do mar (Foto: Getty Images)

Quando o bebê fica muito tempo com roupas de banho após ter entrado no mar ou brincado na areia, a pele fica irritada e pode desencadear inflamações. Por isso, assim que seu filho sair da água salgada é recomendado que ele seja lavado com água doce e vestido com uma roupa seca. Além disso, dar bons banhos e hidratar a pele do seu filho podem evitar que ele desenvolva irritações na pele.

Cuidados com a pele após sair da água

Depois de tomar todos os cuidados antes e durante o tempo do bebê na piscina ou no mar, é imprescindível lavá-lo da forma adequada e mantê-lo hidratado. O sabonete líquido de Glicerina da Granado é ideal para uma limpeza profunda da pele do bebê durante o banho. Com uma textura suave e feito com pH adequado, ele é ótimo para a pele delicada do recém-nascido, deixando-a macia e perfumada.

O sabonete de Glicerina, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado
O sabonete de Glicerina, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado (Foto: Divulgação)

Após o banho, você pode usar a Loção Hidratante Dermocalmante da Granado, que hidrata profundamente e restaura a barreira protetora do bebê. Como não agride a pele delicada do seu filho, ela pode ser usada desde o nascimento e todos os dias. Usar o hidratante após a saída da água é uma forma de garantir que a pele do seu bebê não resseque e esteja sempre saudável.

A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol
A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol (Foto: Divulgação)