Entenda porque seu filho terá mais sucesso no futuro se ele for criativo

Pesquisas comprovam que a criatividade está no topo das 10 habilidades mais importantes atualmente

Pesquisas comprovam que a criatividade está no topo das 10 habilidades mais importantes atualmente (Foto: Getty Images)

A criatividade é a habilidade mais necessária para conseguirmos nos mantermos equilibrados  neste século XXI. Pesquisas das mais diversas já comprovaram isso, inclusive uma bem recente feita pelo Linkedin que aponta a criatividade está no topo das 10 habilidades mais importantes atualmente.

Se você se sentiu mal ao ler a frase acima e pensou algo como “e agora? O que será de mim que não sou criativa?”, relaxa! Eu tenho uma boa notícia para você: você é criativa!!!

Todos os pesquisadores que investigam sobre essa habilidade são unânimes em dizer que ela nasce de um processo. Um processo que envolve habilidades inatas ao ser humano como curiosidade, coragem, imaginação e persistência.

Para pra refletir um pouquinho e me responde: você conhece alguma criança até os 3 anos que não seja curiosa, corajosa (sobe em tudo quanto é lugar, sem medo de nada), imaginativa (tem ideias das mais malucas) e persistente (cansam a gente até conseguirem o que querem)?

Aposto que você concorda comigo!

Se todas as crianças nascem com essas habilidades, então elas nascem propensas ao agir criativo. Isso porque essas habilidades estão intimamente conectadas aos 4 passos do processo criativo.

E quer saber por que eu fiz a pergunta me referindo somente às crianças de até 3 anos? Porque infelizmente, após essa idade, existe a chance de essas habilidades começarem a desaparecer (ou se enfraquecer) na criança, a depender da forma como ela estiver sendo educada.

Sim! Nós, pais, mães e também as escolas temos altíssima responsabilidade em manter a criatividade das crianças acesas até sua vida adulta. E, se mesmo o Linkedin (que é a maior plataforma utilizada para recrutamento e seleção de novos profissionais das maiores empresas do Brasil e do mundo) já apontou a Criatividade como habilidade mais fundamental, isso quer dizer que precisamos começar a ter mais atenção para este fator, né?

É por isso que eu estou aqui, escrevendo semanalmente para vocês. Para que juntos a gente aprenda mais sobre nutrir o agir criativo em nossas crianças. Especialmente para que elas possam ser criativas na VIDA e não só na hora da tarefa-de-casa de Artes.

E, por falar em escolas, eu estou hoje na Alemanha, iniciando uma pesquisa em práticas pedagógicas inovadoras, buscando mais ações que possam melhor se encaixar nas escolas e que estejam direcionadas para nutrir a criatividade nas crianças.

Acompanhe essa pesquisa através do Instagram @biancasollero.

Mas, antes, deixa aqui o seu comentário e me conta o que você achou do texto de hoje.

E até semana que vem!

Leia também:

Criatividade na infância: o mundo mudou, e agora?

Pai inventa cadeira especial para ler com os três filhos e dá show de criatividade

Estudo aponta que ouvir música aumenta criatividade