Publicado em 16/10/2022, às 05h00 por Taís e Roberta Bento
A relação que você tem com seu filho hoje impacta diretamente a forma como ele enxerga a escola e a relação que ele terá com a aprendizagem ao longo da vida. Ter momentos de atenção exclusiva, deixando de lado seu trabalho, celular e afazeres domésticos é sempre um presente para a vida toda. Mais que isso, é vendo você ter esse tipo de postura, de forma consciente, que seu filho aprende a selecionar o que é importante e dedicar atenção às escolhas que fizer.
O momento de fazer pequenos ajustes e garantir que você e seu filho tenham tempo juntos, sem interferência de telas ou de outras distrações é agora. Os filhos aprendem sobre relacionamentos a partir de nossas atitudes, não pelo que tentamos explicar, na teoria. Encontre sempre algum momento para um passeio, uma brincadeira ou mesmo para ouvir seu filho explicar para você como jogar o game favorito dele. Arrume tempo para conhecer o mundo do seu filho e vocês construirão juntos um mundo só de vocês.
Um mundo seguro, para o qual seu filho saberá que pode correr sempre que precisar de energia e força para enfrentar os obstáculos e desafios da vida. Sabendo que tem esse tempo que você dedica totalmente a ele, desaparece a necessidade de chamar a atenção por atitudes negativas. A preguiça de fazer a lição de casa, a reclamação constante na hora de estudar, a recusa a ir para a escola, tudo isso deixa de ser ferramenta usada na tentativa de passar com você um tempo que, teoricamente, você não tinha para seu filho.
Uma relação forte entre pais e filhos funciona como um abrigo para onde eles sabem que podem correr nos momentos difíceis. Porém, a construção desse abrigo requer tempo, dedicação, paciência. Esse espaço de amor e proteção só poderá ser reconhecido como de vocês dois se for construído a quatro mãos, duas cabeças, dois corações. E sem pressa.
Uma amizade entre mãe/pai e filho é construída ao longo de uma vida. Muitas vezes os tijolinhos desse abrigo virtual serão palavras, olhares, abraços, um simples carinho. Outros tijolinhos serão formados pelos limites consistentes colocados na hora certa. O cimento que os une e dá firmeza é uma mistura da coerência entre suas falas e suas atitudes, o exemplo que você der e o amor incondicional.
E isso explica o porquê levamos anos e anos para construir o espaço de confiança e companheirismo entre pais e filhos. Que tal começar hoje mesmo, convidando seu filho para uma atividade divertida a dois? Uma receita simples para um resultado grandioso: gosto pelo aprendizado, autoestima elevada e certeza de um abrigo que nada pode destruir: a relação entre pais e filhos!
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil