Hortelã: benefícios da planta na rotina alimentar da sua família

É uma planta multifunção que conquistou os mais diferentes paladares e públicos pelo sabor marcante

Originária da Ásia, a hortelã é cultivada atualmente no mundo todo e foi inserida em diversos cardápios culinários. Podendo ser utilizada em pratos quentes e frios, é colocada como tempero, planta medicinal em infusão (chá) e fornece óleos essenciais que são extraídos da planta.

A hortelã pode ser servida de várias formas no cardápio do seu filho (Foto: Getty Images)

E não para por aí a versatilidade desse ingrediente. Ele também é consumido em sucos e batidas. Com o gosto marcante e o sabor inconfundível, contém vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina.

É possível ter um vaso dessa planta em casa, já que não é uma erva difícil de achar nem de plantar. Colhendo a hortelã fresca irá deixar as suas receitas com um toque especial. Essa planta é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger e reparar as células de possíveis danos causados, tem propriedades desinfetante e cicatrizante.

Além de garantir uma noite de sono tranquila, aliviar desconfortos gastrointestinais e auxiliar na digestão, também ajuda no tratamento de desordens como tosses e constipações, devido ao efeito sedativo. Muito mais do que um charme, essa planta agrega valor nutricional e um gostinho delicioso!

Direto do pé

Essa erva tem inúmeras variedades para incrementar o cardápio, confira a seguir:

  • Tá em casa: a hortelã pertence à família Lamiaceae, junto de alecrim, sálvia e orégano
  • Preferida: há várias espécies de hortelã, sendo a mais utilizada nas receitas a hortelã-verde
  • Variando um pouco: outra opção bastante cultivada é a hortelãpimenta, que é utilizada processada.
A hortelã pode ser plantada em casa e traz muitos benefícios para a saúde (Foto: Getty Images)

Informação nutricional em 100 gramas

Calorias: 44 kcal
Carboidratos: 8,41 g
Proteína: 3,29 g

Fonte: Taco