Hortelã: benefícios da planta na rotina alimentar da sua família
É uma planta multifunção que conquistou os mais diferentes paladares e públicos pelo sabor marcante
Originária da Ásia, a hortelã é cultivada atualmente no mundo todo e foi inserida em diversos cardápios culinários. Podendo ser utilizada em pratos quentes e frios, é colocada como tempero, planta medicinal em infusão (chá) e fornece óleos essenciais que são extraídos da planta.
E não para por aí a versatilidade desse ingrediente. Ele também é consumido em sucos e batidas. Com o gosto marcante e o sabor inconfundível, contém vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina.
É possível ter um vaso dessa planta em casa, já que não é uma erva difícil de achar nem de plantar. Colhendo a hortelã fresca irá deixar as suas receitas com um toque especial. Essa planta é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger e reparar as células de possíveis danos causados, tem propriedades desinfetante e cicatrizante.
Além de garantir uma noite de sono tranquila, aliviar desconfortos gastrointestinais e auxiliar na digestão, também ajuda no tratamento de desordens como tosses e constipações, devido ao efeito sedativo. Muito mais do que um charme, essa planta agrega valor nutricional e um gostinho delicioso!
Direto do pé
Essa erva tem inúmeras variedades para incrementar o cardápio, confira a seguir:
- Tá em casa: a hortelã pertence à família Lamiaceae, junto de alecrim, sálvia e orégano
- Preferida: há várias espécies de hortelã, sendo a mais utilizada nas receitas a hortelã-verde
- Variando um pouco: outra opção bastante cultivada é a hortelãpimenta, que é utilizada processada.
Informação nutricional em 100 gramas
Calorias: 44 kcal
Carboidratos: 8,41 g
Proteína: 3,29 g
Fonte: Taco