;

Colunistas

5 dicas para criar uma rotina do sono do bebê

Deixar ele acordado o dia inteiro não funciona

5 dicas que vão te ajudar a criar uma rotina de sono para o seu filho (Foto: Getty Images)

Criar a rotina de sono do bebê é uma das inúmeras preocupações de nós, mães. Começar a organizar essa rotina não é tarefa nada fácil, sentimos angústia, preocupação, ficamos com medo de não conseguir, de nunca nosso bebê dormir direito com regularidade, com uma rotina organizada. Mas conseguimos, sim! É superpossível.

Com minha filha não foi diferente. Tive também essa preocupação, medo mesmo de não conseguir estabelecer uma rotina. Mas aos pouquinhos vamos organizando, com paciência. Vamos aprendendo, mãe e filha, e conseguimos criar a nossa rotina. O bebê começa a dormir com regularidade, nos horários estabelecidos, e em seguida a rotina é estabelecida.

Nesse caminho, naturalmente podemos cometer alguns erros, porém, com paciência, chegamos a tão sonhada organização do sono do bebê.

Segundo Patricia Tsukada, Coach do Sono do Bebê, um dos grandes erros que os pais de primeira viagem cometem é acreditar que colocar o bebê para dormir tarde da noite ou deixar o bebê muito cansado durante o dia, evitando as sonecas, vai fazer ele dormir durante a noite toda.

Não está correto, pelo contrário, o bebê ficará ainda mais irritado, superestimulado, não conseguirá relaxar e assim os despertares noturnos vão acontecer. Os bebês precisam do sono diurno (sonecas) e do sono noturno, pois uma boa soneca significa uma boa noite de sono.

Importante estabelecer uma rotina estruturada onde o dia do bebê tenha começo, meio e fim, promovendo segurança e conforto para o seu filho.

Por isso, estabelecer uma rotina diária para que ele se sinta seguro e confortável no seu dia a dia é muito importante. Vamos a algumas dicas que separamos com ajuda da Patricia e baseadas na minha experiência com a minha filha:

  1. Não espere até que o seu bebê esteja com muito sono. Se você passar do ponto, o seu filho poderá ficar ainda mais irritado e isso aumentará a dificuldade para adormecer. Então, chegando no horário estabelecido e percebido da soneca, ou para o sono da noite, vamos envolvendo o bebê para esse momento. Crie percepções para que ele entenda que está chegando a hora da soneca ou do sono da noite.
  2. Crie um ambiente agradável para o momento do sono: faça próximo ao horário do sono atividades tranquilas para diminuir a energia da criança, para acalmá-la e repita sempre essa rotina. O bebê perceberá que está chegando a hora de dormir. É importante seu filho dormir sempre no mesmo lugar.
  3. Seu bebê precisa conhecer a diferença entre o dia e a noite: deixe que as sonecas aconteçam com os sons naturais da casa durante o dia, como o da máquina de lavar, as atividades na cozinha… Deixe tudo rolar naturalmente durante o dia, deixe os ambientes iluminados com a luz do dia. Evite o silêncio total e absoluto, acostume seu bebê com o dia e com a noite. E a noite, aí sim, diminua as luzes dos ambientes e os sons para que o bebê entenda a diferença.

  1. Incentive o bebê a dormir sozinho, procure tentar colocar a criança sonolenta no berço. Não coloque somente quando estiver dormindo. Tente.
  2. Procure criar uma rotina, um ritual de sono diário: crie um momento agradável, onde o bebê perceberá que já é hora de dormir, seguindo a mesma rotina diariamente. Você pode colocar uma música, fazer uma massagem, cantar, contar uma história, um momento de carinho aconchego, onde o conforto e a segurança são essenciais para o bebê.

– Você teria mais alguma dica para incluirmos na nossa lista? Comente, compartilhe como foi estabelecer a rotina do sono do seu bebê? Como foi ou como você está fazendo? Vamos amar! Seja feliz! Beijos!

Por Karin do @mamaebox

Acompanhe www.instagram.com/mamaebox

Leia também:

Volta às aulas pós-Carnaval: dicas para a readaptação escolar

7 dicas para curtir o Carnaval com as crianças numa boa