Colunistas

5 lugares para conhecer com seus filhos pequenos

Tem São Paulo, Balneário Camboriú e até Portugal. Vem ver

(Foto: arquivo pessoal / Cidade das crianças em Paris)

(Foto: arquivo pessoal / Cidade das crianças em Paris)

Viajar com filhos é uma delícia. A família fica super conectada e todos vivem juntos experiências inéditas, que rendem momentos felizes e memórias para toda a vida. E saiba que fazer isso com filhos pequenos, mesmo menores de três anos, também é possível.

Muitas cidades, no Brasil e no mundo, oferecem hotéis estruturados e atrações variadas para curtir com os pequenos. Basta seguir o ritmo deles e adequar a programação para que eles não cansem muito – e sua paciência não seja testada. Já viajamos com a Donatella para muitos lugares, mesmo ela tendo hoje apenas 2 anos e meio, e guardo memórias incríveis dos momentos únicos que passamos juntos, em família.

Seja no interior do Brasil, em grandes capitais ou no Exterior, basta se organizar e planejar os roteiros que a viagem certamente será um sucesso para todos. Separei algumas dicas de lugares onde já estivemos e que recomendo muito:

Portugal: além de todos os parques e praças super cuidados, há opções culturais fantásticas para famílias. Quando estivemos em Lisboa, elegemos o Pavilhão do Conhecimento para conhecer com a Donatella. É incrível. Muitas atividades lúdicas e educativas levam a criança a interagir o tempo todo com as mostras. Outra atração imperdível é o Oceanário de Lisboa – já eleito duas vezes o melhor do mundo.

Paris: outra capital europeia que preserva seus parques – muito frequentados pelas famílias locais e com playgrounds estruturados. A Disney de Paris vale muito – mas principalmente para quem tem crianças pequenas (até 8 ou 10 anos). Por ser bem menor do que a de Orlando, cansa menos. Além disso, há desfiles o tempo todo, e cada canto as crianças encontram com personagens disponíveis para fotos e sorrisos.

Não deixe de passar um dia ao ar livre no Jardim d’ Acclimatation: o parque tem varias instalações para crianças. Dá para fazer piquenique ou almoçar no restaurante da Fondation Louis Vuitton, que fica ao lado. Aproveite e faça um tour pelo local: além de lindo, sempre tem exposições ou apresentações bacanas.

(Foto: arquivo pessoal / Cidade das crianças em Paris)

(Foto: arquivo pessoal / Disney em Paris)

Balneário Camboriú: a cidade catarinense oferece tudo o que as crianças gostam: praias e um super parque de diversões, a apenas 36km de distância. A Donatella adora o Beto Carrero World, principalmente por causa da programação constante de shows e apresentações, além dos inúmeros brinquedos. Os pais também gostam porque o parque é muito bem estruturado. Em Balneário, não deixe de colocar no roteiro o Parque Unipraias, que oferece uma vista linda lá de cima dos bondinhos, e uma boa caminhada pela Avenida Atlântica (beira-mar).

Rio de Janeiro: outra capital brasileira indispensável para quem quer se divertir em família. Para além das praias maravilhosas e dos pontos turísticos clássicos, o Rio também oferece uma programação cultural e gastronômica imperdível. A Donatella também amou os passeios ao Museu do Amanhã e ao AquaRio!

São Paulo: se você viaja com crianças, vale sempre passear pela capital paulista. Uma dica é ir em janeiro, nas férias escolar. A cidade fica muito mais calma e é possível ir de uma ponta a outra sem encarar congestionamentos. O cardápio de atrações é enorme – e você vai precisar de mais de uma ida para aproveitar tudo. Tem museus, parques, espetáculos, exposições para todos os gostos e centros culturais. E dá pra ver bastante coisa sem gastar muito, porque a programação gratuita também sempre é farta.

Experimente o Museu da Imaginação, idealizado para crianças de 3 a 12 anos. Todo o percurso é composto de exposições de arte interativas e estações de atividades. As crianças podem tocar, usar, pular, correr e brincar livremente, mesmo sem o acompanhamento de monitores.

(Foto: arquivo pessoal / Museu da Imaginação em São Paulo)

(Foto: arquivo pessoal / Museu da Imaginação em São Paulo)

Leia também:

O momento de ser mãe: quem tem a resposta somos nós

Lisboa com bebês

Búzios com as crianças é pura diversão