Coluna

A primeira FIV não deu certo. E agora?

Há esperança depois de uma FIV mal sucedida - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Publicado em 20/12/2023, às 10h51 por Dr. Rodrigo Rosa Filho


O sonho dos casais que procuram tratamentos de reprodução assistida é ter filhos saudáveis. Mas em alguns casos, o sucesso não é conquistado na primeira tentativa. O que fazer, então? O grande segredo da fertilização in vitro (FIV) é a persistência.  Então, quando não se tem sucesso na primeira tentativa, deve-se persistir. Quanto mais vezes tentar, maior a chance de conseguir.

Por exemplo, se há 40% de chances e 100 casais estão nessa situação, 40 vão engravidar de primeira. Dos 60 que não engravidaram, 40% vão engravidar na segunda tentativa, ou seja, mais 24 casais. A taxa cumulativa foi de 64. Então quanto mais tentativas, mais pessoas vão conseguir êxito no tratamento.

Saiba quais as possibilidades dentro da reprodução assistida para engravidar (Foto: Getty Images)

Não existe um limite de tentativas de fertilização in vitro. Já está bem estabelecido que o estímulo hormonal necessário para realizar a coleta e ter mais óvulos não aumenta o risco de câncer ou qualquer outra complicação a médio e longo prazo. O limite é individual, relacionado a fatores físicos, emocionais ou até financeiros, já que no Brasil o tratamento não é coberto pelos planos de saúde e são pouquíssimos centros que têm o serviço pelo SUS.

As chances de sucesso de um tratamento de fertilização in vitro dependem de uma série de fatores e o principal deles está relacionado à qualidade do embrião. E mesmo bons embriões podem não implantar, porque há uma limitação da própria técnica da FIV no processo de seleção dos embriões.

Quanto mais óvulos, maior a chance de ter um bom embrião; e quanto maior a quantidade de bons embriões, maior a chance de ter um bebê. Sem dúvida, para aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro deve-se tentar melhorar o estilo de vida, com adoção de alimentação adequada, prática de atividade física e abandono de vícios como cigarro e abuso de álcool, fazer uma suplementação adequada para não ter déficit de micronutrientes e realizar um estímulo hormonal adequado. Escolher uma clínica que seja capacitada e com alta tecnologia também ajuda.

Mas como o principal fator limitante da Fertilização In Vitro e o que diminui as chances de gravidez está ligado à idade do óvulo, em muitos casos, a solução é partir para um tratamento com óvulos doados, que vai potencializar as chances de sucesso. Quando são casos de fatores masculinos graves, o banco de sêmen de doador pode ser a solução.

E em raros casos, quando tem algum problema na recepção desses embriões, abortos de repetição ou qualquer condição em que o útero não esteja apto para gestação, o tratamento indicado é o útero de substituição. Essas são as formas que a medicina reprodutiva tem para fazer com que aquele casal consiga o tão sonhado bebê, ou com material genético próprio, ou gestando com gametas doados, ou usufruindo de um útero de substituição para que essa gestação ocorra.


Leia também

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Nasceu! Leticia Cazarré dá à luz sexto filho com Juliano Cazarré - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceu! Leticia Cazarré dá à luz sexto filho com Juliano Cazarré

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

O sobrinho de Ricky Martin alegava que os dois haviam tido um relacionamento - reprodução / Instagram @ricky_martin

Família

Ricky Martin surpreende ao mostrar como está o filho hoje em dia: "Lindo igual ao pai"

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Juliano Cazarré - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Juliano Cazarré celebra chegada do sexto filho e mostra rosto do recém-nascido

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!