Colunas / Conversa de Homem

Pai, você também precisa pesquisar e ler sobre temas infantis

Não são só as mães que devem ir atrás de informações sobre os filhos. Os pais também - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 28/03/2021, às 04h56 - Atualizado às 07h21 por Thiago Queiroz


Todo mundo gosta de ler e estudar, principalmente quando é um assunto que interesse muito a você, certo? E se o assunto fosse o seu filho? Difícil encontrar um assunto que interesse mais aos pais do que seu próprio filho, não? A resposta é: sim, mas só se você for a mãe da criança. Ao longo desses meus tantos anos dando palestras para pais e mães, eu comecei a ouvir depoimentos como esses: “Eu adoro o seu conteúdo, a minha esposa lê tudo e depois me passa!”, “Parabéns pelo seu trabalho, minha esposa que corre atrás dessas informações, e aí me mostra tudo”.

Não são só as mães que devem ir atrás de informações sobre os filhos. Os pais também (Foto: Shutterstock)

Se eu fosse contar nos dedos a quantidade de vezes que já ouvi coisas assim, bem, eu precisaria de mais algumas dezenas de mãos para contar tudo. E, sim, alguns pais tinham a coragem de dizer isso na minha cara, após uma palestra sobre como educar filhos sem violência. Eu sempre me perguntei por que isso acontecia, afinal, eu mesmo sou um pai que estuda bastante sobre parentalidade e infância. Se esses assuntos são tão fascinantes para mim, porque não seriam para os outros caras?

A resposta, infelizmente, é amarga: porque a responsabilidade de cuidar dos filhos e, consequentemente, aprender mais sobre o assunto ainda é colocada sobre os ombros já sobrecarregados da mulher. Pode ser incômodo para você ler isso, querido homem, mas você não pesquisa sobre filhos porque isso não é importante para você e, também, porque já tem alguém fazendo isso: a mãe.

Você não “deixa a sua esposa” pesquisar sobre filhos porque você trabalha demais e não tem tempo, afinal, você deve ter tempo o suficiente para ler seus portais de notícias preferidos e pesquisar no YouTube por vídeos sobre seus hobbies preferidos. Se a sua “home” do YouTube não tem absolutamente nenhum vídeo sobre parentalidade e infância, você precisa mudar seus hábitos urgentemente. A responsabilidade por se informar sobre filhos também é do pai.

Se você consegue ler livros sobre ficção, história ou economia, deveria ter um espacinho ali para livros sobre filhos, não acha? Quanto do seu dia você dedica a entender mais sobre o seu filho? Vamos combinar uma coisa? Comece a pesquisar sobre o seu filho e compartilhar as coisas interessantes que você descobriu com a sua companheira (ou companheiro). Garanto que, além de saber mais sobre o seu filho, o seu relacionamento vai dar um salto quântico — dizem, inclusive, que isso é um afrodisíaco extremamente poderoso. E se, algum dia, você me encontrar depois de uma palestra minha, eu vou amar ouvir: “Cara, adoro seu trabalho! Sempre assisto seus vídeos e comento com a minha esposa!”.


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"