Boa Notícia

Novo Cadastro de Adoção é lançado em agosto; entenda o que muda

Pensando em aumentar a família?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) será lançado nacionalmente no dia 20 de agosto. O sistema online visa agilizar o processo de adoção, que geralmente leva anos, cruzando os perfis das crianças e das famílias.

Esse novo método já está em fase de testes em três estados, Espírito Santo, Paraná e Rondônia, e chega em São Paulo na próxima semana. As autoridades declararam que a entrada de São Paulo no processo vai ser o teste de maior efeito por conta da quantidade de pessoas.

A justiça reconhece que esse processo demora mais do que deveria, por isso além dessa nova ferramenta digital diminuir a ansiedade das famílias e das crianças que estão para adoção, ela também ajuda os juízes das Varas da Infância e da Juventude na condução desses procedimentos.

No sistema, são oferecidas informações, fotos e vídeos das crianças e das famílias habilitadas. E o cadastro é feito de forma super-rápida! Assim que habilitado, o computador identifica e liga os perfis compatíveis e um juiz é acionado automaticamente, tornando-se responsável pelo caso.

Atualmente, mais de sete mil crianças e aproximadamente 38 mil pretendentes estão cadastrados no CNA. Por isso a importância da agilidade na hora desse processo que atinge várias crianças no Brasil.

Como faz?

Se você leu essa matéria e se interessou no cadastro, pode conferir o Guia do Usuário clicando aqui.  Além disso, acessando esse o site www.cnj.jus.br você pode tirar todas as dúvidas sobre o as