Publicado em 17/02/2023, às 08h28 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h22 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos
O que significa se tornar avó para você? Provavelmente a primeira coisa que vem em mente é a imagem dos presentes, conselhos e a tão amada “comida de vó”, e, de fato, esses elementos fazem parte do pacote quando alguém ganha um neto. Mas, é necessário saber que esse “upgrade” de título vai muito mais além de apenas saber cozinhar e ter os conselhos certos nos momentos certos.
A relação entre netos e avós é benéfica tanto para os mais velhos quanto para os mais novos! Além disso, se tornar avó é viver novamente todas as emoções de se tornar pai ou mãe, mas em dobro, principalmente por saber que quem está passando por essa adrenalina (pela primeira vez, segunda, terceira…) é exatamente quem te proporcionou essa felicidade em primeiro lugar: o seu filho!
Por mais que a resposta óbvia para essa pergunta seja “ter um neto”, não é esse o objetivo da questão. Antes de ter um neto, se tem um filho. Se aprende na prática a criar um filho, todos os truques e ouve todas as dicas. Quando essa pessoa se torna avó, além da felicidade de ganhar um neto e um novo membro na família, vem a alegria de saber que o seu trabalho foi cumprido, e chegou a vez do seu filho viver aquilo.
Os avós podem viver toda aquela experiência novamente, mas por outra expectativa, poder cuidar do bebê e participar ativamente da rotina, mas sem ter “toda a responsabilidade” dos pais. Essa relação tão importante (e incomparável) é extremamente benéfica para os dois lados, mas principalmente para eles, que estão participando na criação de uma criança mais uma vez!
Essa maior atividade na vida dos avós também é um dos motivos que fazem com que o ser humano consiga envelhecer de forma saudável. De acordo com um estudo de Harvard, uma das coisas que diferenciam o envelhecimento humano de muitas outras espécies animais em que as fêmeas falecem ao deixarem de ser férteis. A presença dos netos garante que os avós voltem a ser mais ativos e consigam se manter assim, mesmo que o período fértil já tenha terminado. Dessa forma, quanto mais ativos e participativos os avós são na vida dos netos, melhor será para o envelhecimento deles!
Uma das coisas que compõem o “ser avó” é, principalmente, a troca de experiências. Geralmente essa relação simboliza o encontro de duas gerações bem diferentes, se tornando uma troca de aprendizados e experiências entre os avós e netos. Afinal, para entender melhor o presente e a realidade em que vivemos, nada melhor do que entender primeiramente de onde viemos e como eram as coisas anteriormente.
Quem nunca ensinou algum dos avós a usar um aplicativo de mensagem? Ou a achar um site específico na Internet? Essas coisas são aprendizados para os avós, que mesmo com tanta experiência, também estão abertos a novas lições. Agora, isso também pode ser inverso! Aquele conselho de ouro, bom gosto musical, livros lançados quando eram mais jovens, a receita de bolo que o cheiro sempre vai remeter à infância… Ser avó vai além de, apenas, ter um neto. É ser amigo, conselheiro, porto seguro, e principalmente, viver um sentimento que não se compara a nada que já tenha vivenciado.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Criança
Menino de 2 anos se apaixona por animal peculiar e vídeo faz sucesso nas redes sociais