10 brincadeiras para fazer dentro de casa em dias frios

Para curtir o dia com as crianças, nada melhor do que se aventurar nas brincadeiras e usar a imaginação. Confira quatro ideias para colocar em prática com a família

Resumo da Notícia

  • Nos dias frios e chuvosos, nem sempre é possível brincar ao ar livre
  • Mas, a boa notícia é que a imaginação é o limite e você pode se divertir (muito!) com as crianças
  • Separamos 10 brincadeiras para você fazer com os filhos neste momento

A temperatura caiu e começou a chover: como entreter as crianças nesse tempo? Com muita criatividade! Apesar do frio e da chuva, dá sim (e muito) para se divertir dentro de casa e evitando as telas como smartphones, TV e tablets. Uma boa ideia é resgatar brincadeiras da sua infância e estimular o seu filho. Que tal brincar de passa anel, telefone sem fio ou até mesmo soltar a imaginação numa brincadeira de era uma vez? Confira algumas opções de brincadeiras para dias chuvosos, cinzentos e para colocar o corpo e a mente em movimento mesmo sem sair de casa.

-Publicidade-

1 – Monte um álbum da família!

Muitas vezes esquecemos de revelar nossas fotos, salvamos na nuvem ou publicamos nas redes sociais. Caso você não tenha uma cópia impressa esse é o momento perfeito para revelar as fotos de família, comprar alguns álbuns simples e reunir as crianças para te ajudar na montagem. Além de unir a família ao redor de boas lembranças, essa atividade vai entreter os pequenos por um bom tempo.

Com criatividade, é possível se divertir (e muito!) com as crianças nos dias frios e chuvosos (Foto: Parents)

2- Faça uma árvore genealógica!

Selecione algumas fotos e monte uma árvore genealógica da sua família com seu filho. Você pode até emoldurar em um lindo quadro e decorar a parede da sua casa. Além de ensinar sobre o valor da família, essa brincadeira gera uma recordação marcante desse momento e de todas as pessoas que são especiais para vocês.

3- Brinque de ensaio fotográfico. E não esqueçam dos figurinos!

Hoje em dia todo mundo tem uma câmera de boa qualidade no celular, então por que não aproveitar esse recurso e começar uma brincadeira de ensaio fotográfico? Enquanto uma criança tira foto, as outras podem montar os cenários e fazer poses divertidas. Para deixar tudo ainda mais animado, separe alguns acessórios coloridos, fantasias e looks chamativos. Coloque um lençol ou qualquer tecido de cenário e diga xis! Os pequenos podem fingir que são personagens de desenhos animados, cantores, jogadores de futebol e deixar a imaginação livre para criar o que quiserem!

O tempo frio é uma ótima oportunidade para soltar a imaginação nas brincadeiras (Foto: Reprodução / Parents)

4- Jogo da memória do que você mais gosta

Peça para o seu filho escolher os seus brinquedos preferidos. Com a ajuda dele, faça uma foto de cada um dos seus xodós e imprima duas cópias de cada. Recorte em quadrados iguais, misture as peças e voilá: você terá um jogo da memória personalizado!

5- Era uma vez

Não precisa de muito para a brincadeira ficar divertida – é só deixar a criatividade e a imaginação rolarem. Comece uma história e peça para as crianças irem completando, cada uma fala durante 5 minutos. Se quiser incrementar, aposte em fantasias ou acessórios para criar personagens.

6- Teatro de fantoches

Histórias ajudam a estimular a imaginação e favorecem o mundo lúdico da criança, o que é superimportante. No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espetáculo. Os atores podem ser bonecos confeccionados ou até meias customizadas. Os adultos podem começar a contar a história. Depois, as posições se invertem e os filhos inventam seus próprios enredos.

É importante pensar com carinho nas brincadeiras que fazemos em casa com as crianças (Foto: Parents)

7- Desenho maluco

Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e deixe a imaginação tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da família. Para quem quiser ir além, existe o jogo chamado Desenho Maluco. Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.

8- Telefone sem fio

Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em círculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que entendeu. A última pessoa será quem vai repetir, em voz alta, o que ouviu. O desafio é descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do começo ao fim. Alerta: essa brincadeira pode render várias gargalhadas.

O frio e chuva podem ser boa oportunidade para resgatar brincadeiras da sua infância (Foto: iStock)

9- Stop!

No Stop!, a família definirá em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita “Stop!”. O jogo pode acontecer de forma individual, mas pensar junto e dividir a família em equipes é mais divertido.

10- Passa anel

Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.