Criança

4 brincadeiras para fazer dentro de casa em dias frios e chuvosos

Especialista em fotografia infantil cria opções de lazer e entretenimento com ideias simples e fáceis

Juliane Carvalho

Juliane Carvalho ,filha de Ana Paula e Alexandre

Crianças brincando em casa (Foto: Getty Images)

A fotógrafa carioca Amanda Alexandre ensina quatro 4 brincadeiras simples para entreter as crianças, sem sair de casa. Embora as férias de julho ofereçam muitas programações infantis nem sempre a chuva e a temperatura fria permitem que as crianças brinquem ao ar livre e quando podem passar algum tempo fora de casa logo acabam as atrações pelo bairro e elas ficam entediadas.

“…Os pais precisam saber direcionar essa energia para brincadeiras construtivas e lúdicas. Esses anos de experiência me ajudaram a ter algumas ideias, sempre que preciso faço essas brincadeiras com a criançada…não são complexas, mantém todas elas ocupadas e ainda oferece uma memória afetiva para toda a família”, explica a especialista em foto de família, bebê e criança.

São ótimas opções para dias chuvosos, cinzentos e para colocar o corpo e a mente em movimento mesmo sem sair de casa.

1 – Monte um álbum da família!

Muitas vezes esquecemos de revelar nossas fotos, salvamos na nuvem ou publicamos nas redes sociais. Caso você não tenha uma cópia impressa esse é o momento perfeito para revelar as fotos de família, comprar alguns álbuns simples e reunir as crianças para te ajudar na montagem. Além de unir a família ao redor de boas lembranças, essa atividade vai entreter os pequenos por um bom tempo.

2- Faça uma árvore genealógica!

Selecione algumas fotos e monte uma árvore genealógica da sua família com seu filho. Você pode até emoldurar em um lindo quadro e decorar a parede da sua casa. Além de ensinar sobre o valor da família, essa brincadeira gera uma recordação marcante desse momento e de todas as pessoas que são especiais para vocês.

3- Brinque de ensaio fotográfico. E não esqueçam dos figurinos!

Hoje em dia todo mundo tem uma câmera de boa qualidade no celular, então por que não aproveitar esse recurso e começar uma brincadeira de ensaio fotográfico? Enquanto uma criança tira foto, as outras podem montar os cenários e fazer poses divertidas. Para deixar tudo ainda mais animado, separe alguns acessórios coloridos, fantasias e looks chamativos. Coloque um lençol ou qualquer tecido de cenário e diga xis! Os pequenos podem fingir que são personagens de desenhos animados, cantores, jogadores de futebol e deixar a imaginação livre para criar o que quiserem!

4- Jogo da memória do que você mais gosta

Peça para o seu filho escolher os seus brinquedos preferidos. Com a ajuda dele, faça uma foto de cada um dos seus xodós e imprima duas cópias de cada. Recorte em quadrados iguais, misture as peças e voilá: você terá um jogo da memória personalizado!

Cenário de chuva em tecido (Foto: Getty Images)

Leia também

Veja 7 coisas que seu filho vai lembrar sobre você quando crescer

10 brincadeiras para as crianças fazerem no inverno

Não pode parar: 3 brincadeiras para fazer em dias de chuva