Criança

Estudo prova que fazer carinho em um pet melhora o humor e diminui o estresse

Um simples contato com animais domésticos beneficia a saúde física e mental da família

Juliane Carvalho

Juliane Carvalho ,filha de Ana Paula e Alexandre

Criança e pet brincando com bolhas de sabão (Foto: Getty Images)

Um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, confirmou o que pesquisas apontavam sobre os benefícios que o contato com animais de estimação trazem à saúde física e mental das pessoas. Durante 10 minutos a equipe de especialistas em desenvolvimento humano examinou os níveis de cortisol nos estudantes, o hormônio do estresse também foi analisado antes e depois do contato com os pets que não ocorreu dentro do laboratório, mas em ambientes naturais.

A divulgação da pesquisa foi feita pela revista da Associação Americana de Pesquisa Educacional que comprovou a redução do nível de estresse e adrenalina, a equipe de especialistas recomendou ainda que a interação entre seres humanos e animais de estimação deve ser feita com frequência. 

Gato recebendo carinho (Foto: Getty Images)

De acordo com o especialista em comportamento animal, adestrador e fundador da ComportPet, Cleber Santos, os benefícios de crianças que têm um cãozinho são muitos. “A criança melhora sua imunidade, porque tem contato com os pelos do animal. Também desenvolve mais rapidamente a parte cognitiva, e segundo outras pesquisas americanas, aprende a andar mais rápido. O convívio com o cão também ajuda na parte de desenvoltura e equilíbrio, pois a criança costuma acompanhar o cão quando ele passeia pela casa”, diz Cleber.

“Além disso, estatísticas mostram que as crianças que têm cachorros aprendem a falar mais rápido que as que não têm. Muitas vezes o nome do animal é a primeira palavra que o bebê aprende a falar”, explica o adestrador.

E as melhorias causadas por esse convívio não param por ai. “Ter um cachorro ensina à criança o real sentido de companheirismo, cumplicidade, fidelidade. Ensinam sobre o amor na sua forma mais pura”, completa  a veterinária Renata Basile Medina, especializada em neurologia pela UNESP Botucatu.

Leia Também:

Estudo prova que conviver com animais de estimação faz bem para a saúde do seu bebê

Os animais devem ser vacinados para a chegada do bebê

Ter um cachorro faz bem para seu filho!