Publicado em 05/10/2021, às 08h34 - Atualizado em 13/10/2021, às 08h47 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro
Samara Felippo revelou ataque racistas que as filhas sofreram nas redes sociais. No Instagram, a atriz publicou prints de uma internauta xingando o cabelo cacheado das meninas, falando que elas deveriam alisá-lo e que ele era “horroroso”.
Diante da situação, Samara se pronunciou – e ainda convidou pais e seguidores para refletirem sobre a importância da luta antirracista. “GATILHO‼️ Leiam o texto! Olhem essas frases, como bate em você? Não quero linchamento, apenas reflexão. Não adianta você simplesmente dizer q não é racista. É preciso pensar e agir”, começou ela.
“Imaginem quantas crianças pretas sofrem todos os dias, deixam de estudar, machucam seu coro cabeludo pra alisarem os cabelos, se odeiam e crescem cheias de dores e traumas. Comecei meu trabalho como ativista nas redes sociais sem saber nada, comecei meio que num baque de ódio por minha filha querer alisar o cabelo aos 7 anos pra se encaixar na turminha de amigas brancas da escola”, relembrou ela.
E ainda continuou, “Fui me desconstruindo a cada dia, a cada descoberta e uma delas foi o quanto cresci racista. Nessa reeducação, fui procurando, estudando e aplicando em casa com minhas filhas. Mas você branco não precisa ser pai ou mãe de uma criança preta para começar a agir”.
Samara ainda aproveitou o espaço para falar da importância de representatividade desde cedo na vida das crianças. “Acredito q existem muitas formas de combater o racismo, a 1º é nomear, RACISMO, ele existe e é um fato, a 2º é brancos reconhecerem seus PRIVILÉGIOS e a 3º pra mim, dentro da minha história é a REPRESENTATIVIDADEpositiva, não só para crianças pretas se reconhecerem e entenderem que seus cabelos, traços e raizes são sinônimos de beleza mas para que crianças brancas cresçam com a normalização de corpos pretos ocupando espaços relevantes, de destaque por toda a sociedade. E na minha jornada os cabelos foram o que mais me ajudou a elevar a autoestima, a sensação de pertencimento e empoderamentodas minhas filhas. É muito significativo o que o cabelo representa na ancestralidade de uma criança preta”, disse.
E, enfim, reflete, “Essas não são as primeiras e nem serão as últimas frases que lerei ou que elas terão que lidar. Fica aqui minha reflexão pra vc branco que me segue: Como reconhece e o que faz numa situação racista? A escola de seus filhos tem uma educação antirracista? O q você acha que ainda reproduz mergulhado dentro da sua bolha branca?”. Samara é mãe de Alice e Lara.
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Faustão estreia como cantora na Globo e surpreende com talento: "Chocado"