Criança

Marca de filtro solar tem proteção muito abaixo do que diz no rótulo; saiba qual

Veja também quais empresas tiveram um ótimo desempenho na avaliação

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: Getty Images)

Exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele (Foto: Getty Images)

Correspondente a 30% dos casos de câncer com tumores malignos registrados no país, a exposição excessiva ao sol precisa ser evitada. A gente sabe disso, mas às vezes esquece o protetor solar. A PROTESTE, associação de consumidores, testou 8 marcas de protetores solares corporais para incentivar o consumo e te livrar de problemas.

Um dos critérios citados pela associação foi o preço, eles avaliaram as marcas que cuidam da sua pele e economizam o seu bolso. No teste foi verificado, em laboratório, se o fator de proteção solar (FPS) dito na embalagem era realmente o que continha no produto, além disso, os pesquisadores também analizaram a capacidade dos filtros de te proteger contra os raios UVA.

Todos os protetores testados declararam ter FPS 30, e a maioria se saiu bem, com destaques para duas marcas: L’oreal e Vichy.

suntan-lotion-at-the-beach-picture-id510633545

Coppertone teve um desempenho ruim nos testes em relação às outras marcas (Foto: iStock)

Mas também teve destaque negativo para a marca Coppertone! Segundo a análise, o produto tinha FPS 24,4 (cerca de 18% a menos que o prometido no rótulo). De acordo com a lei, o fator de proteção não pode ser menor que 17% do valor indicado na embalagem. O problema é que além de enganar, afeta o seu bolso porque você acaba pagando por um produto com menor proteção.

Capacidade de proteção

Verificando a capacidade de proteção dos produtos analisados contra os raios UVA, que por lei deve ser um terço do FPS (isso significa que se o FPS é 30, a proteção precisa ser, no mínimo, 10). Nenhuma foi reprovada no teste, porém, a Coppertone, apesar de estar novamente dentro do que exige a legislação, protegeu muito menos a pele em comparação às outras marcas.

Leia também:

PROTESTE avalia modelos de tablets infantis e dá dicas de segurança para a família toda

Proteste testou: saiba quais são os melhores cremes para evitar estrias

Saiba quais marcas passaram no teste da Proteste com óculos de realidade virtual