Meu filho está com olheiras! Entenda se é normal, o que significa e saiba como tratar

Apesar de parecer comum, é superimportante ficar de olho pelas razões dos círculos escuros estarem ali. Para isso, tiramos todas as dúvidas com uma especialista sobre o assunto

Resumo da Notícia

  • Entenda o motivo das crianças terem olheiras desde cedo
  • Saiba por que você precisa ficar de olho
  • Veja os tratamentos e a importância de procurar um especialista

Você sabia que as crianças podem ter olheiras? Sejam elas por cansaço ou não, é preciso ficar alerta, pois podem significar que existe algo de errado com o corpo. Vale lembrar que em alguns casos, elas também podem estar ligadas à fatores genéticos e históricos familiares.

-Publicidade-
As causas do problema podem ir desde a má qualidade do sono a fatores genéticos (Foto: shutterstock)

Em uma conversa com a dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria Paula Del Nero, mãe de Gabriel e Giovana, tiramos as principais dúvidas sobre assunto, o que fazer e quando a família deve buscar a ajudar de um profissional.

Mas afinal, o que são as olheiras?

A especialista explica que as olheiras são manchas escurecidas que se formam ao redor dos olhos. “As olheiras nas crianças podem ser indícios de má qualidade do sono, reações alérgicas e rinites“, comenta sobre as possíveis causas do problema.

-Publicidade-

Crianças podem ter olheiras? Por que isso acontece?

Sim! Segundo Maria Paula Del Nero, os fatores podem ser diversos. “As crianças podem sim ter olheiras genéticas ou causada por processos alérgicos como, por exemplo, rinite e atopia. Algumas causas comuns são histórico familiar de olheiras, exaustão, falta de sono, alergias, coçar os olhos ou exposição excessiva ao sol”.

Ajuda médica

Se o problema aparecer, a dermatologista aconselha investigar a situação a partir de uma conversa com um especialista. Podem haver tratamentos no caso de alergias, falta de sono, déficits nutricionais ou ainda descobrir a causa por conta da genética e histórico familiar.

As olheiras podem ser caracterizadas por círculos escuros na região dos olhos (Foto: Shutterstock)

Tratamentos na infância

Para amenizar os círculos escuros ao redor dos olhos, hidratantes infantis podem ser os mais indicados com o intuito de melhorar a aparência local. A partir dos 15 anos, caso o problema persista, a família pode recorrer a outros métodos.

Vale lembrar que procedimentos para tratar as olheira como, por exemplo, lasers e preenchimentos devem aguardar a finalização da formação da face, que acontece após os 15 anos de idade.

Maria Paula Del Nero contou ainda que os dois filhos possuem olheiras desde a infância. No caso de Giovana, de 7 anos, as olheiras são um fator genético e também causados pela má qualidade de sono. Já em Gabriel, atualmente com 17 anos, foi realizado o processo de QSwitch e preenchimento com ácido hialurônico aos 15 anos. “Isso teve uma melhora da aparência das olheiras e ele ainda mantêm com cremes próprios diariamente”.