OMS divulga que, no mundo, 543 mil crianças morrem por ano por causa da poluição

Elas são afetas mesmo quando ainda estão na barriga da mãe

(Foto: Getty Images)
As mulheres grávidas também são prejudicadas (Foto: Getty Images)

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última segunda-feira (29), no Brasil, aproximadamente 633 crianças menores de 5 anos morrem por ano por conta da poluição. No mundo, o número chega a 543 mil e cerca de 93% das crianças e adolescentes respiram o ar poluído, colocando a saúde em risco.

-Publicidade-

Já que o sistema imunológico das crianças ainda está em formação, a poluição faz com que a respiração seja comprometida. Além disso, mulheres grávidas também são prejudicadas com o ar, fazendo com que a probabilidade do parto prematuro aumente.

“O efeito não é só respiratório, é sistêmico, causando efeitos nas artérias e no coração, principalmente. Na gestação, leva a enfartes na parte circulatória da placenta, o que diminui o aporte do oxigênio, podendo causar partos prematuros e até morte fetal”, contou Evangelina de Araújo Vormittag, diretora de responsabilidade social da Associação Paulista de Medicina e diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, em entrevista ao Terra.

-Publicidade-

Alergias, asmas, pneumonia e câncer infantil estão diretamente relacionados com o contato das crianças com a poluição, mas lavagens nasais, vaporizadores e evitar o excesso de poeiras podem ajudam a solucionar estes problemas. A OMS também divulgou que as crianças são mais afetadas pela poluição do que os adultos, isso porque elas respiram mais rápido e ficam mais perto do chão.

Leia também:

Você sabia que a poluição do ar chega aos bebês durante a gravidez?

Fralda feita de mandioca é a nova invenção para burlar a poluição ambiental

Ficar exposto a poluição é muito pior do que a gente imagina

-Publicidade-