Criança

Tecnologia do bem: brasileira cria app que ajuda na comunicação de crianças com autismo

Os resultados têm sido incríveis!

Gabrielle Molento

Cute blond boy playing with a smartphone

(Foto: Divulgação)

Quem tem um filho ou familiar com autismo sempre está procurando por formas de estimular linguagem e alfabetização dessas crianças. Para essas pessoas, nós temos uma boa notícia! Agora vocês poderão contar com um novo ajudante: o ‘Brainy Mouse‘ ou o ‘Rato Atrevido’.

O rato atrevido é um aplicativo para celulares e tablets em formato de jogo que auxilia a aprendizagem dessas crianças de uma forma lúdica. Ele foi criado pela brasileira Ana Sarrizo após quatro anos de pesquisa e os resultados em grupos testes têm sido muito satisfatórios.

E qual o objetivo do jogo? Trabalhar e desenvolver a linguagem dos autistas, um dos maiores desafios em sua educação no mundo inteiro, já que a forma como pensam, assimilam e compreendem o mundo a sua volta é diferente e, muitas vezes, até mesmo a família e educadores têm dificuldades em saber como lidar.

Os criadores desse jogo pensaram, principalmente, em garantir o direito à independência dessas crianças por meio da leitura e da escrita.

brainymouse-interface-1

(Foto: Divulgação)

Quer saber como o jogo funciona? A gente te conta! Ele ajuda a criança a trabalhar seu desenvolvimento de forma lúdica, ensinando mais sobre a leitura da esquerda para a direita, a formação de palavras usando sílabas, interação com cores e outras interações sensoriais.

Além disso, esses meninos e meninas podem customizar seu ratinho e são desafiados a conseguir sua “moeda de queijo”, uma moeda virtual. A principal aposta do jogo é o “Rato Amigo”, que trabalha inconscientemente a ação de pedir ajuda ao próximo. Isso pode romper barreiras de comunicação, um dos maiores desafios dos autistas.

Leia mais:

Aprenda a identificar os primeiros sinais do autismo

Mãe escreve texto emocionante sobre filho com autismo

Emocionante! Um texto de Suzana Gullo para conscientização do autismo

 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não