Tema de aniversário de 1 ano: 20 ideias lindas para te inspirar

Para meninos ou meninas, em comemorações grandes ou mais intimistas, uma coisa é fato: o primeiro ano de vida do bebê é um marco muito importante para a família e merece ser celebrado à beça!

Resumo da Notícia

  • O primeiro ano de vida do bebê merece ser comemorado, e muito!
  • Independente de escolher fazer uma grande festa ou uma reunião mais intimista, vale se planejar e pensar nos detalhes
  • Veja 20 ideias de tema de aniversário de 1 ano para te inspirar

Em casa ou em buffet, para poucos ou vários convidados, a festa de aniversário de 1 ano do bebê sempre gera muita discussão entre pais. Tem quem goste de celebrar a data como ela é: um grande marco na vida da família e que pede uma festona daquelas. Já outros optam que esse momento seja mais intimista e comemorado somente entre mãe, pai e filho e algumas pessoas mais próximas e que fazem parte da rede de apoio, que é fundamental principalmente durante o primeiro ano da criança.

-Publicidade-

Grande ou pequena, uma coisa é certa: comemorar o primeiro ano de vida do seu filho tem que ser uma festa. Afinal, você e ele passaram por muitas noites sem dormir, amamentação, perrengues e coisas boas demais para não serem celebradas. Pode ser só um bolinho em casa, no quintal de um amigo, na praça ao lado de onde você mora. Ou um espaço especializado em festas que vai proporcionar uma tarde incrível e uma festona memorável.

Tudo depende do que faz sentido para você e sua família. Se não existe jeito certo de criar um filho, e sim o seu jeito, a lógica não poderia ser diferente para uma coisa tão gostosa quanto uma festa. Independente por qual maneira de comemorar o primeiro aniversário do seu filho você optar, lembre-se que isso precisa ser uma celebração leve e que você também se divirta. O próprio bebê, por ser muito pequeno, não vai aproveitar tanto assim quanto os adultos e as outras crianças menores que estiverem presentes ali.

Independente de qual tipo de comemoração que você escolher, a gente separou 20 ideias de tema e decoração para a festa de 1 ano do bebê para te ajudar a se inspirar e preparar uma celebração especial e linda para o seu filho. Aqui, você encontra temas que funcionam tanto para meninos quanto para meninas. A única coisa difícil vai ser tomar uma decisão depois de ver todas as opções!

Aniversário de 1 ano com tema “dinossauro”

Clássico para meninos, mas que também pode funcionar super bem para meninas, os dinossauros são ótimas opções de decoração e tema para festa de 1 ano do seu filho. Os tons da paleta de cor podem variar, mas tendem sempre para diferentes variações de verde e marrom, que remetem à selva. Para deixar a mesa do bolo e o restante da festa com uma cara ainda mais jurássica, vale espalhar bonecos de dinossauro ou desenhos, balões nas cores temáticas e até mesmo plantas para dar aquele toque especial.

O tema "dinossauro" é um clássico e vai deixar o aniversário de 1 ano do seu filho ainda mais lindo e divertido
O tema “dinossauro” é um clássico e vai deixar o aniversário de 1 ano do seu filho ainda mais lindo e divertido (Foto: Reprodução Pinterest)

Se você não quer montar uma decoração tão grande ou preferir gastar pouco com a festa de aniversário, o pulo do gato é prezar pelos detalhes da mesa do bolo. Escolha um bem caprichado e lance mão de recursos como dinossauros de brinquedos em cima da mesa, um suporte bem bonito e um fundo de mesa mais chamativo. Pronto! Décor simples, divertida e linda.

Invista em brinquedos de dinossauro em cima da mesa para deixar o aniversário de 1 ano do seu filho ainda mais jurássico
Invista em brinquedos de dinossauro em cima da mesa para deixar o aniversário de 1 ano do seu filho ainda mais jurássico (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano no fundo do mar

Outro tema de aniversário de 1 ano que pode funcionar muito bem para meninos e meninas. Aqui, os tons de azul são as estrelas principais da festa e podem aparecer em vários detalhes: na mesa do bolo, parede, bexigas, itens decorativos como brinquedos e sousplats ou nos próprios docinhos que ficam dispostos no centro da festa, com os convidados ou ao lado do bolo.

Nas duas inspirações abaixo, outra cor que aparece junto da decoração é o laranja, complementar ao azul e que ajuda a dar um toque divertido à festa, além de quebrar a monotonia dos tons inspirados no fundo do oceano com seu contraste. Isso é dica de ouro!

Os vários tons de azul entregam que o tema de aniversário de 1 ano escolhido por essas famílias foi "fundo do mar" (e fica a coisa mais linda de todas)
Os vários tons de azul entregam que o tema de aniversário de 1 ano escolhido por essas famílias foi “fundo do mar” (e fica a coisa mais linda de todas) (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema “sol”

Uma verdadeira festa (literalmente!) para os pais que são fãs de Beatles e querem usar alguma música para conduzir o tema do aniversário de 1 ano do filho. Aqui, a decoração foi toda pensada em tons pastéis que passam a sensação de claridade e calor. O astro rei é o elemento principal dos itens que dão a cara do rolê. Por isso, use a criatividade para levar o sol de fora para dentro da sua casa ou buffet: feito com bexigas, papelão ou outro material, a ideia é colocar a mão na massa.

Here comes the sun! O tema de aniversário de 1 ano escolhido para te inspirar tem tudo a ver com o sol e vai deixar a festa do seu filho linda e aconchegante
Here comes the sun! O tema de aniversário de 1 ano escolhido para te inspirar tem tudo a ver com o sol e vai deixar a festa do seu filho linda e aconchegante (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema minimalista

Se você não curte usar muitas cores e prefere optar por um estilo mais minimalista de decoração para a festa do seu filho, essa referência é perfeita para você. Aqui, o principal tom é o preto, que casa com elementos em madeira crua. O tema do aniversário de 1 ano foi “urso”, que está presente em vários detalhes ao redor da mesa do bolo (como em quadrinhos na parede) e na própria mesa, com brinquedos de pelúcia.

Tons neutros são ótimos para criar aniversários de 1 ano sem apelar para uma decoração mais colorida. Simples e lindo!
Tons neutros são ótimos para criar aniversários de 1 ano sem apelar para uma decoração mais colorida. Simples e lindo! (Foto: Pinterest)

Aniversário de 1 ano com decoração delicada e sem tema

Sempre que pensamos em dar uma festa, a primeira coisa que vem à cabeça é o tema. Mas, isso não precisa ser uma regra. Você pode montar uma comemoração linda sem precisar definir exatamente qual é a temática da decoração. Uma solução simples para isso é escolher elementos que façam sentido para você e carreguem as sensações que você quer passar. No caso dessa referência, a pipa funciona como uma alusão à infância e leveza dessa época.

O aniversário de 1 ano do seu filho não precisa necessariamente de um tema. Escolha elementos que façam sentido para você que deixam o ambiente lindo e decorado com elegância
O aniversário de 1 ano do seu filho não precisa necessariamente de um tema. Escolha elementos que façam sentido para você que deixam o ambiente lindo e decorado com elegância (Foto: Pinterest)

Aniversário de 1 ano com decoração simples

Praticidade é seu sobrenome? Essa é a referência perfeita para você criar o aniversário de 1 ano do seu filho de jeito simples, bonito e aconchegante – afinal, nem só de festão vivem os pais da criança completando o primeiro ano de vida, não é? O charme dessa festinha foi o fundo usado atrás da mesa do bolo e as bexigas pretas (olha essa cor mais uma vez trazendo beleza e minimalismo). A bandeirinha de “só um bolinho em casa” deixou tudo mais divertido e com propósito!

"Só um bolinho em casa", mas com charme! O aniversário de 1 ano do seu filho pode ser simples e bonito no calor do lar
“Só um bolinho em casa”, mas com charme! O aniversário de 1 ano do seu filho pode ser simples e bonito no calor do lar (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema primavera

Simples e linda. Não existem outras palavras para descrever a decoração dessa mesa de bolo para comemorar o primeiro ano do seu filho (ou filha). A mesa com o bolo e os doces tem pouca coisa e quase não chama atenção para dar o destaque que a estrela da comemoração merece: a parede com flores amarradas no teto ou grudadas com uma fita adesiva. Delicado e chique!

Use flores para montar a principal parte da decoração do aniversário de 1 ano do seu filho. Fica lindo e chique!
Use flores para montar a principal parte da decoração do aniversário de 1 ano do seu filho. Fica lindo e chique! (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com decoração de balões

Os balões fazem parte das coisas que têm cara de aniversário, é bem difícil desvincular a imagem deles de uma bela comemoração. Então, por que não abraçar isso e tornar eles o tema da festa e decoração principal do aniversário de 1 ano do seu filho? Vale apostar em várias cores diferentes para deixar o ambiente mais colorido e incorporar esse elemento em outros lugares, como o próprio bolo de aniversário. A gente garante uma celebração divertida e autêntica!

Transforme os balões no tema do aniversário de 1 ano do seu filho e tenha uma decoração simples, linda e divertida
Transforme os balões no tema do aniversário de 1 ano do seu filho e tenha uma decoração simples, linda e divertida (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema bíblico

Para as famílias que gostam da história da Arca de Noé e de referências bíblicas, o aniversário de 1 ano do seu filho é a ocasião perfeita para colocar a imaginação na roda e criar uma decoração linda e cheia de elementos que fazem referência à história. A estrela dessa referência é o bolo, que tem vários andares e traz a água, o sol, as nuvens e a arca com os animais escolhidos.

O ponto principal da decoração desse aniversário de 1 ano foi o próprio bolo, cheio de elementos do tema da comemoração
O ponto principal da decoração desse aniversário de 1 ano foi o próprio bolo, cheio de elementos do tema da comemoração (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano feito em casa com fotografias

Dos criadores de “é só um bolinho em casa”, vem aí: a mão na massa em pessoa! Escolha um ambiente da sua casa para ser decoração para o aniversário de 1 ano do seu filho e comece a decorar com fotos do tipo polaroid em toda a parede em que ficará a mesa do bolo. Você também pode criar os chapeuzinhos de festa e caprichar na escolha do bolo – com poucos convidados ou só as pessoas que moram com você, essa data merece um doce lindo!

Decore a festa de aniversário de 1 ano do seu filho com fotos que você mesma tirou. Economia (e beleza) garantida!
Decore a festa de aniversário de 1 ano do seu filho com fotos que você mesma tirou. Economia (e beleza) garantida! (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano comemorado no parque ou praça perto da sua casa

Orçamento low budget? Não tem problema! Verifique se você pode usar a pracinha que fica no seu bairro ou o parque mais próximo de onde você mora para fazer uma pequena comemoração com a sua família e alguns amigos. Como é um local aberto, a decoração é a própria natureza e você precisará ficar responsável somente pela mesa do bolo e um ou outro balão.

Aproveite os espaços abertos perto da sua casa para comemorar o aniversário de 1 ano do seu filho em uma praça ou parque
Aproveite os espaços abertos perto da sua casa para comemorar o aniversário de 1 ano do seu filho em uma praça ou parque (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema musical

Se você e seu companheiro (ou companheira) são fãs de um determinado cantor ou tipo de música, não tem nada mais criativo do que escolher esse gosto em comum para ser o tema do aniversário de 1 ano do seu filho. Aqui, a família escolheu a banda Queen e o cantor Fred Mercury para decorarem a festa da criança – o bonequinho de papel em cima do bolo fez toda a diferença e deu um charme a mais.

Se você e sua família gostam muito de uma banda, esse gosto em comum pode ser o tema de aniversário de 1 ano do seu filho
Se você e sua família gostam muito de uma banda, esse gosto em comum pode ser o tema de aniversário de 1 ano do seu filho (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com decoração de circo

O circo é um dos temas mais comuns para aniversários infantis, e não é para menos: ele traz vários elementos coloridos que dão um toque divertido para o ambiente, além de ser muito fofo. Aqui, o charme são os pequenos animais em cima da mesa do bolo e o varal de bandeirinhas que lembram lugares circenses. Fica tudo simples, mas muito lindo!

O tema "circo" é um dos mais utilizados em aniversários infantis. Não é para menos! Fica tudo lindo e divertido
O tema “circo” é um dos mais utilizados em aniversários infantis. Não é para menos! Fica tudo lindo e divertido (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema espaço e astronauta

O espaço é um dos temas que mais mexe com o imaginário das pessoas, ainda mais das crianças. Aqui, a mesa do bolo simples foi pensada com cuidado para valorizar a decoração que foi instalada na parede branca: as bexigas, as bolinhas coloridas com texturas diferentes fazendo referência aos planetas, o cordão de estrelas e, é claro, o foguete que por si só já é um evento de tão lindo.

O tema "espaço" para o aniversário de 1 ano do seu filho é um dos mais divertidos para escolher, além de ser um clássico
O tema “espaço” para o aniversário de 1 ano do seu filho é um dos mais divertidos para escolher, além de ser um clássico (Foto: Reprodução Pinterest)

Caso você prefira colocar mais detalhes ao longo do aniversário de 1 ano do seu filho, e não somente na mesa do bolo, foque sua atenção na mesa dos convidados: aqui nessa referência, os jarrinhos de vidro com areia e as ilustrações de foguete fez toda a diferença e, ainda que seja tudo muito simples, deixou a decoração linda e charmosa. É como diz o ditado: Deus mora nos detalhes.

Além da mesa do bolo, a mesa dos convidados também merece receber atenção e ser decorada com capricho para deixar o aniversário de 1 ano do seu filho ainda mais lindo
Além da mesa do bolo, a mesa dos convidados também merece receber atenção e ser decorada com capricho para deixar o aniversário de 1 ano do seu filho ainda mais lindo (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema floresta

Olha os elementos naturais aparecendo aqui de novo! Caso você escolha um tema de aniversário de 1 ano com animais e florestas, aproveite e faça a comemoração do lado de fora de casa. Aqui, as bexigas em tons neutros ajudaram a criar o clima proposto pela decoração. Os animais de madeira, papel e até mesmo de pelúcia são muito bem-vindos para deixar a festa linda.

O tema de aniversário de 1 ano pensado em floresta fica lindo com elementos naturais e brinquedos espalhados pela decoração
O tema de aniversário de 1 ano pensado em floresta fica lindo com elementos naturais e brinquedos espalhados pela decoração (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema de balão

Aqui, a mesma proposta que mostramos lá em cima foi apresentada de maneira diferente. Se lá na primeira referência dessa matéria eram as bexigas coloridas as estrelas da festa, aqui a decoração ganhou prêmio de beleza e criatividade por causa dos balões feitos em madeira MDF e pendurados com pedaços de tecido em uma estrutura também de madeira.

Use balões feitos de madeira MDF para decorar e criar o tema do aniversário de 1 ano do seu filho
Use balões feitos de madeira MDF para decorar e criar o tema do aniversário de 1 ano do seu filho (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano com tema “O pequeno príncipe”

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, e com a decoração dessa festa não vai ser diferente! “O pequeno príncipe” é um livro que marcou gerações e nunca deixa de ser algo presente no dia a dia das famílias por conta da delicadeza das ilustrações e da história. Para trazer a inspiração das páginas de papel para a vida real, invista em uma decoração com tons de amarelo-claro, prata e azul. A coroa de príncipe também não pode faltar!

O tema "O pequeno príncipe" é uma ótima opção para comemorar o aniversário de 1 ano do seu filho
O tema “O pequeno príncipe” é uma ótima opção para comemorar o aniversário de 1 ano do seu filho (Foto: Reprodução Pinterest)

Aniversário de 1 ano no quintal de casa

Mais uma vez, a opção de comemorar o aniversário de 1 ano do seu filho dentro de casa para poucos convidados aparece como tendência forte – não somente quando falamos de gastos: não tem nada melhor do que estar no próprio lar vivendo momentos tão importantes como a celebração do primeiro ano de vida completo de uma criança que mudou tudo desde que chegou. Escolha elementos muito coloridos e pronto!

Comemore o primeiro ano de vida do seu filho no quintal de casa e garanta um aniversário lindo e completamente acolhedor
Comemore o primeiro ano de vida do seu filho no quintal de casa e garanta um aniversário lindo e completamente acolhedor (Foto: Reprodução Pinterest)