Família

8 dicas fáceis para manter os brinquedos do seu filho organizados

A importância do brincar - ShutterStock
ShutterStock
Parents

Publicado em 28/07/2021, às 14h55 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


Brinquedos desorganizados? Não mais! Embora a gente saiba que nem sempre é uma tarefa fácil manter tudo no lugar, separamos 8 dicas que são superfáceis e vão te ajudar, de uma vez por todas, a criar um método de organização para arrumar os brinquedos das crianças. 

A importância do brincar (Foto: ShutterStock)

1. Planejamento é a chave 

Pense que crianças crescem rápido! Quando for preparar um espaço para guardar os brinquedos do seu filho, lembre-se que em pouco tempo ele mesmo poderá fazer isso com a sua supervisão e, depois, sozinho. Ou seja: planeje algo que a criança possa ter certa autonomia mais para frente. “A mesma regra se aplica à decoração: pense em temas e cores que façam sentido quando seu filho for mais velho”, explica Naeemah Ford Goldson, organizadora profissional, mãe de duas crianças e fundadora do “Restore Order” em Atlanta. 

2. Espaços vazios são necessários 

Pensou e planejou tudo? Hora de colocar a mão na massa! Durante a organização, resista ao impulso de encher todos os cantos com os brinquedos que seu filho usa: deixar espaços vazios é fundamental. Jessica Litman, mãe de dois e fundadora do “A Mãe Organizada”, que fica em Chicago, aconselha: “Tente preencher apenas um terço do quarto”. Pode confiar, ele não vai ficar vazio por muito tempo. 

3. Cada coisa no seu lugar 

Se você tem dois (ou mais) filhos de idades diferentes usando o mesmo espaço para brincar e guardar os brinquedos, a organização precisa funcionar de uma maneira diferente. Objetos pequenos e que podem asfixiar as crianças mais novas devem permanecer em caixas fechadas e em lugares mais altos, de difícil acesso. Outra dica: “Você também pode designar uma cor para cada criança, assim elas sabem o que podem pegar”, conta Jessica Litman. 

4. Crie categorias

Antes de tudo, vale fazer uma faxina e ver quais brinquedos não são mais usados para serem descartados, arrumados ou doados. Feito isso, o próximo passo é agrupar os itens que são semelhantes em categorias. Agora que você sabe exatamente tudo o que tem na sua casa, é hora de comprar caixas e cestos para organizar e guardar tudo. “As pessoas fazem essas compras antes de ter noção do que realmente têm em casa, esse é o maior erro”, explica Ría Safford, criadora do RíOrganizer. Fica a dica! 

5. Cada coisa no seu canto

Os objetos e brinquedos que fazem sentido e são usados juntos devem continuar juntas. Por exemplo: livros de desenhos, canetinhas, lápis de colorir vão todos para a mesma caixa. Areias sensoriais, massinhas e coisas semelhantes também vão para ela. 

(Foto: Shutterstock)

6. Para cada idade e tamanho

Para cada idade, um brinquedo de tamanho, material e função diferente. Os usados por crianças mais novas geralmente são maiores, por isso podem ficar em caixas grandes também. Para facilitar a organização, separe-os em categorias de “bichos de pelúcia”, “educativos” e por aí vai. Caso você tenha uma criança mais velha com brinquedos mais cheios de detalhes, pense da mesma forma adaptando à necessidade de cada um. Casas de brinquedo e outros objetos maiores podem compor a decoração e ficar espalhados pela sala de maneira organizada.

7. Pense no conforto

Quando falamos de brincar com os filhos dentro de casa, é preciso pensar no conforto de toda a família. Afinal, não é uma missão fácil passar horas e horas sentado no chão ou encolhido em uma cadeira desconfortável. Na hora de planejar o cômodo oficial das brincadeiras, lembre-se de incluir sofás, pufes, tapetes macios e bancos que sejam usáveis por todos – do filho mais novo ao avô.

8. Dicas de ouro

Hora de colocar na prática tudo o que você leu. Veja o que você pode fazer com alguns itens do quarto de brinquedos do seu filho:

Fantasias

– Pendure-as em um varal ao longo do quarto

– Crie um “camarim instantâneo” usando ganchos de adesivo e um tecido

– Use um cesto para guardá-las dentro do armário caso você prefira manter as fantasias escondidas

Materiais de arte

– Use porta-lápis de tamanhos e cores diferentes para separá-los (um para lápis de cor, outro para canetinhas e por aí vai)

Peças de LEGO

– Arrume-os em caixas transparentes

– Use bandejas para colocar projetos e construções em andamento. Assim você consegue movê-los de lugar sem desmontar tudo


Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar