Criança

Uau! Menino autista cria réplica do Titanic só com peças de lego

Ele usou 56mil peças e levou 11 meses para sua construção! veja fotos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

autistalego

Foto: Divulgação/arquivo pessoal

Um garoto de 15 anos construiu uma réplica do navio Titanic inteira feita com peças de Lego. Não é incrível? Brynjar Karl Birgisson, morador de Reykjavík, capital da Islândia, é portador do transtorno do espectro autista (TEA) e autor desse enorme feito. Ele usou 56 mil peças para completar o navio!

Brynjar conta que começou a construir a réplica quando tinha 10 anos e levou um total de 11 meses para a escultura ficar completa. Ele contou com a ajuda do pai, que idealizou e desenhou a planta do navio na escala necessária para as peças de Lego, e da mãe, que ele chama de técnica e mentora, e diz que ela o ajudou a realizar seu sonho.

meninoautista3

Hoje, o navio está exposto no Titanic Pigeon Forge, um museu localizado nos Estados Unidos totalmente dedicado ao navio, e pode ser visto a partir do dia 21 de abril. De acordo com informações do museu, a réplica de Birgisson mede quase 8 metros de altura por 1,5 metro de comprimento. É a maior escultura do tipo no mundo, feita apenas com peças de brinquedos.

O projeto trouxe mais do que conhecimento sobre o menino: ele ajudou Brynjar a melhorar sua relação com o autismo e mudou sua vida. Na escola, suas notas melhoraram e sua relação com os colegas de sala melhorou também.  “Nunca imaginei que meu projeto teria tanto impacto. Toda essa jornada me ajudou a sair da sombra do autismo. Eu continuo com autismo e vou continuar, mas eu me treinei para ser ‘o mais normal possível’, isso quer dizer que eu era totalmente incapaz de me comunicar quando comecei o projeto e agora eu me sento e consigo dar entrevistas.”

Leia também:

Marcos Mion: “É muito importante para uma criança autista ter um irmão”

Aprenda a identificar os primeiros sinais do autismo 

Pai se surpreende com atitude de policiais com filha autista