Tudo limpo! Como higienizar os brinquedos do seu filho da forma certa e evitar o coronavírus

Assim como a limpeza das mãos, o cuidado com esses itens que as crianças têm contato diariamente é fundamental. Saiba como garantir a segurança em casa

Resumo da Notícia

  • Assim como a higiene das mãos e da casa, a limpeza dos brinquedos também é fundamental
  • Saiba como garantir a segurança do seu filho com a higienização correta desses objetos
  • Atenção especial aos brinquedos que vão do chão para a boca
Cuidar dos brinquedos é tão importante quanto cuidar da casa nesse período (Foto: Getty Images)

Nunca se falou tanto sobre a importância da higienização. Mas além das mãos, corpo, casa e roupas, há outro item que merece atenção: os brinquedos. Com a necessidade de seguir a quarentena diante da pandemia do coronavírus, as crianças passam o tempo todo em casa e esses objetos têm bastante contato com o seu filho, precisando de um cuidado redobrado. Os brinquedos estão ao alcance das crianças e, se elas estão na fase oral, que costuma durar até 18 meses de vida, é inevitável que coloque objetos na boca. 

-Publicidade-

Portanto, a limpeza é indispensável. “A lavagem e a higienização dos brinquedos é extremamente importante, pois as crianças, principalmente os bebês, colocam a boca em todos os brinquedos sendo contaminados pelas impurezas existentes neles”, explica a Dra. Thatiane Mahet, médica pediatra, especialista em imunologia, alegria e nutrição infantil. Veja as dicas que ela separou para você garantir a segurança dos mais novos e a tranquilidade dos pais:

 

-Publicidade-

Como limpar os brinquedos? 

Os brinquedos não precisam ser higienizados todos os dias, uma vez que é a mesma criança que brinca. É recomendável que você faça isso duas a três vezes por semana, passando álcool 70% ou lusyform aerossol próprio para limpar o objeto. Mas se o seu filho tem algum tipo de virose, vale a pena higienizar diariamente para reduzir a chance de propagação do vírus.

 

Brinquedo no chão, brinquedo na boca

Os brinquedos de chão necessitam, sim, ser limpos pelo menos uma vez por semana usando água e sabão ou um pano com álcool 70%. No momento em que a criança estiver com uma virose, diminua a quantidade de brinquedos, lavando diariamente. Brinquedos como mordedores precisam ser lavados uma vez por dia, porque são levados para a boca. As peças sem bateria devem ser lavadas na máquina ou a mão. Para os produtos que não podem ter contato com água, a saída é passar um pano com álcool 70%

 

Com brinquedos de madeira, metal e pelúcia

Nos casos de brinquedos de metal, o ideal é utilizar um pano umedecido com álcool 70%. Se o brinquedo não for de ferro, uma alternativa é usar uma esponja não abrasiva com um pouco de detergente ou apenas sabão, de preferência neutro e água. Já para as pelúcias, o indicado é lavar na máquina uma a duas vezes por mês e, se possível, manter dentro dos armários em um saco plástico ou de pano, para não acumular poeira. Os brinquedos de madeira demandam um cuidado mais delicado, utilizando um pano seco ou levemente umedecido. 

 

Brincando no celular

Se o seu filho joga algo no celular, é importante saber que: crianças até dois anos não devem ter contato com celular. Após atingir essa idade, o ideal é apenas uma hora por dia. Mesmo que seja difícil controlar nesse período de isolamento, é preciso respeitar esse limite para não interferir na adaptação da rotina das crianças em casa. Antes da criança usar, é fundamental limpar o aparelho com álcool 70%. 

 

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!