Publicado em 13/04/2020, às 16h11 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h20 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo
Nunca se falou tanto sobre a importância da higienização. Mas além das mãos, corpo, casa e roupas, há outro item que merece atenção: os brinquedos. Com a necessidade de seguir a quarentena diante da pandemia do coronavírus, as crianças passam o tempo todo em casa e esses objetos têm bastante contato com o seu filho, precisando de um cuidado redobrado. Os brinquedos estão ao alcance das crianças e, se elas estão na fase oral, que costuma durar até 18 meses de vida, é inevitável que coloque objetos na boca.
Portanto, a limpeza é indispensável. “A lavagem e a higienização dos brinquedos é extremamente importante, pois as crianças, principalmente os bebês, colocam a boca em todos os brinquedos sendo contaminados pelas impurezas existentes neles”, explica a Dra. Thatiane Mahet, médica pediatra, especialista em imunologia, alegria e nutrição infantil. Veja as dicas que ela separou para você garantir a segurança dos mais novos e a tranquilidade dos pais:
Como limpar os brinquedos?
Os brinquedos não precisam ser higienizados todos os dias, uma vez que é a mesma criança que brinca. É recomendável que você faça isso duas a três vezes por semana, passando álcool 70% ou lusyform aerossol próprio para limpar o objeto. Mas se o seu filho tem algum tipo de virose, vale a pena higienizar diariamente para reduzir a chance de propagação do vírus.
Brinquedo no chão, brinquedo na boca
Os brinquedos de chão necessitam, sim, ser limpos pelo menos uma vez por semana usando água e sabão ou um pano com álcool 70%. No momento em que a criança estiver com uma virose, diminua a quantidade de brinquedos, lavando diariamente. Brinquedos como mordedores precisam ser lavados uma vez por dia, porque são levados para a boca. As peças sem bateria devem ser lavadas na máquina ou a mão. Para os produtos que não podem ter contato com água, a saída é passar um pano com álcool 70%
Com brinquedos de madeira, metal e pelúcia
Nos casos de brinquedos de metal, o ideal é utilizar um pano umedecido com álcool 70%. Se o brinquedo não for de ferro, uma alternativa é usar uma esponja não abrasiva com um pouco de detergente ou apenas sabão, de preferência neutro e água. Já para as pelúcias, o indicado é lavar na máquina uma a duas vezes por mês e, se possível, manter dentro dos armários em um saco plástico ou de pano, para não acumular poeira. Os brinquedos de madeira demandam um cuidado mais delicado, utilizando um pano seco ou levemente umedecido.
Brincando no celular
Se o seu filho joga algo no celular, é importante saber que: crianças até dois anos não devem ter contato com celular. Após atingir essa idade, o ideal é apenas uma hora por dia. Mesmo que seja difícil controlar nesse período de isolamento, é preciso respeitar esse limite para não interferir na adaptação da rotina das crianças em casa. Antes da criança usar, é fundamental limpar o aparelho com álcool 70%.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Mavie faz 1 mês de vida! 👶
Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil