Afta: o que é, causas, sintomas, tratamento e como curar mais rápido em casa

Apesar do incômodo, a boa notícia é que dá para amenizar a dor e o ardor causados pelas aftas. Para tirar as principais dúvidas sobre o problema, a Dra. Mayla Carbone deu dicas de ouro sobre como agir em casa

Resumo da Notícia

  • As aftas são lesões causadas por um processo inflamatório
  • Receitas caseiras podem ajudar a diminuir a dor ou ardor das aftas
  • Elas não são contagiosas, mas podem ser facilmente confundidas com herpes

Basta um incômodo aqui, ou outro alí, para as aftas tirarem qualquer pai ou mãe dos eixos. Apesar de serem pequenas e surgirem em diversos pontos da boca, elas merecem atenção e cuidados específicos. Além disso, é muito importante ficar de olho quanto a saúde imunológica do seu filho!

-Publicidade-

Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com a Dermatologista do Hospital San Gennaro, Dra. Mayla Carbone. A especialista contou ainda algumas dicas para amenizar esse incômodo em casa e a importância de buscar pela ajuda de um pediatra caso as aftas sejam de repetição.

O que são aftas?

Segundo a médica, é possível definir as aftas como: “lesões que são causadas por um processo inflamatório. Elas costumam ser pequenas e brancas, cercadas por áreas vermelhas e dolorosas. As aftas aparecem muitas vezes em regiões de lábios ou mucosas e podem ser confundidas com herpes”. Além disso, elas podem ser lesões únicas ou múltiplas, que podem vir acompanhadas de sintomas sistêmicos, como febre e mal-estar.

As aftas de repetição devem ser observadas de perto pelo pediatra (Foto: Shutterstock)

Causas das aftas

A causa das aftas muitas vezes é incerta, mas a Dra. Mayla Carbone explica que elas podem estar associadas a algum problema do sistema imunológico. Por isso, é muito importante estar atento a sinais ligados a:

  • Estresse
  • Traumas
  • Alergias
  • Deficiências nutricionais (ferro, vitamina B12)
  • Tendências genéticas
  • Utilização de medicações específicas
  • Mudanças hormonais
  • Consumo de alimentos ácidos

Sintomas das aftas

Geralmente, as aftas podem ser confundidas com sintomas gripais ou virais. Mas, apesar delas não serem graves, dependendo da frequência que aparecerem é importante buscar atendimento por um pediatra. Para identificar o problema, fique de olho se a criança apresenta:

  • Dor
  • Ardor na região
  • Febre (principalmente em crianças)

Aftas são contagiosas?

Não! “Apesar de serem confundidas com herpes, as aftas doem muito nos primeiros dias de aparecimento, porque são ulcerações da mucosa. Isso expõe um aumento da vascularização da região, deixando a mostra as fibras nervosas que causam o ardor”. Saiba tudo sobre herpes.

Receitas caseiras podem ajudar a diminuir a dor ou ardor das aftas (Foto: Shutterstock)

Quanto tempo leva para a afta sarar?

Em média, os primeiros sinais e sintomas costumam aparecer de 3 a 7 dias, com recuperação em até 10 dias. “Felizmente, a maioria delas desaparece por conta própria. Mas, no caso de aftas de repetição, é necessário investigação com o médico pediatra, pois pode ser um sinal de que há algo errado com o sistema imunológico da criança”.

Tratamento para aftas

De acordo com a dermatologista, os tratamentos para as aftas são variados e podem ser feitos com anti-inflamatórios, via oral ou pomadas. Além disso, pode ser recomendado realizar enxagues bucais, ou até mesmo anestésicos para aliviar o ardor e diminuir o desconforto do paciente. Conheça outros tipos de feridas que podem aparecer na boca do seu filho.

Receitas caseiras para afta

O primeiro passo é evitar alimentos muito ácidos, pois isso ajuda a diminuir a irritação da ferida e permite um tratamento mais rápido. Para cuidar das aftas em casa, as receitas caseiras são dicas de ouro para amenizar os sintomas! Confira abaixo algumas delas:

  • Bochecho com água e sal: por possuir ação bactericida, a receita caseira ajuda a tratar as aftas quando a infecção é secundária, eliminando as bactérias no local.
  • Mascar cravo da índia: além de aliviar a dor, possui propriedades antissépticas e analgésicas, que auxiliam no processo de cicatrização das aftas