Anvisa aprova uso emergencial da vacina da Janssen contra a covid-19

Os votos destacaram os “ótimos resultados” do imunizante em testes com pacientes acima de 18 anos e as autorizações já obtidas pela empresa em outros países

Resumo da Notícia

  • A Anvisa aprovou nesta quarta-feira, 31 de março, o uso emergencial da vacina contra covid-19 da Janssen
  • Esta é a quinta vacina aprovada pela Anvisa do novo coronavírus
  • Os votos destacaram os "ótimos resultados" do imunizante em testes com pacientes acima de 18 anos

A Anvisa aprovou nesta quarta-feira, 31 de março, o uso emergencial da vacina contra covid-19 da Janssen. Esta é a quinta vacina aprovada pela Anvisa do novo coronavírus.

-Publicidade-

“As milhares de pessoas que perderam a vida anunciadas a cada dia no Brasil, quase 2 mortes por minuto, evidenciam um ambiente de terror. É o que apavora a população brasileira. Então cada não e cada sim dessa Agência é sempre um sopro de esperança quando uma vacina é oferecida a população brasileira. Então considerando que as vacinas são a forma mais eficaz de prevenir doenças, eu acompanho a relatora”, disse Alex Campos, que deu o voto decisivo na aprovação do imunizante.

Os votos destacaram os “ótimos resultados” do imunizante em testes com pacientes acima de 18 anos e as autorizações já obtidas pela empresa em outros países. Também foi ressaltado “os benefícios conhecidos e potenciais da vacina, superam os riscos, atendendo os critérios para uso emergencial”.

Anvisa aprova vacina da Janssen para uso emergencial (Foto: Getty Images)

Relatora do pedido, Meiruse Sousa avaliou que “os benefícios conhecidos e potenciais da vacina, superam os riscos, atendendo os critérios para uso emergencial”. Ela também informou que considerou os resultados preliminares enviados pela empresa, outras autorizações já concedidas mundialmente, bem como as avaliações da equipe técnica, do programa de monitoramento e as obrigações da empresa de apresentar estudos estabelecidos no termo de compromisso, antes de votar.

A mulher também apontou que a vacina apresenta eficácia com apenas uma dose. A diretora, porém, chamou atenção para a recomendação já emitida pela Anvisa de não administrar doses de diferentes fabricantes em um mesmo paciente.

Anvisa concede certificado para laboratórios da vacina Sputnik V e Janssen

A Anvisa concedeu certificado para a vacina da covid-19, Sputnik V, da a Inovat Indústria Farmacêutica/União Química, e Janssen, da Janssen-Cilag, comprovar boas práticas de fabricação. O certificado é o documento necessário para obtenção do registro de medicamentos biológicos. Ela prova que as empresas de fato cumprem com as boas práticas necessárias para assegurar a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos.

No caso da Janssen, foram coletadas e analisadas informações enviadas para 3 novas empresas recém incluídas na cadeia global de fabricação das vacinas. Não só, mas também na parte da  formulação e envase do imunizante. Em nota, a Anvisa informa que finalizou as análises de todas as fábricas do pedido de autorização para uso emergencial. “Todas as empresas envolvidas estão devidamente certificadas”, ressaltou.