CoronaVac deve ter eficácia anunciada até a primeira quinzena de dezembro, diz Butantan

O estudo da fase 3 da vacina chinesa atingiu o número mínimo de voluntários infectados pelo coronavírus necessário para o início da fase final de testes

Resumo da Notícia

  • O estudo da fase 3 da CoronaVac atingiu o número mínimo de voluntários infectados pelo coronavírus necessário para o início da fase final de teste
  • A nova etapa permite a análise dos dados obtidos durante toda a fase de testes e a verificação da eficácia do imunizante
  • A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa pelo secretário estadual da saúde, Jean Gorinchteyn

O estudo da fase 3 da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e trazida para São Paulo em parceria com o Instituto Butantan, atingiu o número mínimo de voluntários infectados pelo coronavírus necessário para o início da fase final de testes. A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 23 de novembro, pelo secretário estadual da saúde, Jean Gorinchteyn.

-Publicidade-
Os resultados devem ser publicados em dezembro (Foto: Unsplash)

“A boa notícia, e o motivo por qual estamos aqui no Instituto Butantan, é que o Instituto Butantan detalha a fase final para a aprovação da CoronaVac tendo atingido o número mínimo de infectados e isso é a possibilidade de permitir a abertura do estudo clínico e a análise destes resultados”, disse Gorinchteyn.

A nova etapa permite a análise dos dados obtidos durante toda a fase de testes e a verificação da eficácia do imunizante. De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a previsão é de que esse relatório seja divulgado até a primeira quinzena de dezembro e logo enviado para o Comitê Internacional controlador do estudo, assim como para a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa).

-Publicidade-

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

O estado de São Paulo receberá as primeiras doses ainda este mês (Foto: Unsplash)

“A partir desse momento, ficamos aguardando, isso deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro. A partir desse momento, nós ficamos aguardando a manifestação da Anvisa. Na verdade das duas Anvisas e, eventualmente, pode acontecer de uma Anvisa ser mais ágil que a outra, ser mais rápida na sua avaliação. E poderemos aí ter a aprovação da China ou do Brasil ainda no mês de dezembro”, explicou o diretor do Butantan.

Para que o estudo chegasse na fase final era necessário que pelo menos 61 casos de infecção por Covid-19 ocorressem entre os 13 mil voluntários, sejam eles do grupo que realmente recebeu a vacina ou do grupo que recebeu o placebo. Os participantes não são informados a qual grupo pertencem no momento da aplicação.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-