CoronaVac: laboratório chinês diz confiar na segurança vacina suspensa pela Anvisa
Agência suspendeu testes da vacina contra o coronavírus no Brasil após ‘evento adverso grave’, que teria acontecido no dia 29 de outubro
Resumo da Notícia
- Anvisa suspendeu testes da vacina Coronavac no Brasil após 'evento adverso grave'
- O diretor do Butantan, disse que houve um óbito, mas afirmou que não foi relacionado à vacina
- A CoronaVac é uma das candidatas a vacina contra o coronavírus e é desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Butantan, em São Paulo
- Confira as atualizações
Nesta segunda-feira, 09 de outubro, Anvisa suspendeu testes da vacina Coronavac no Brasil após ‘evento adverso grave’, que teria acontecido no último dia 29. Segundo o G1, o diretor do Butantan, que testa o imunizante no país, estranhou decisão e disse que houve um óbito, mas não foi relacionado à vacina.
Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciar a suspensão temporária dos testes, a Sinovac, laboratório chinês responsável pelo desenvolvimento da CoronaVac, afirmou nesta terça-feira, 10 de outubro, através de um comunicado que “está confiante na segurança da vacina” contra a Covid-19.
A Anvisa, não informou a causa específica da suspensão. Segundo o jornalista José Roberto Burnier, da GloboNews, a morte do voluntário não foi causada por doença respiratória. O voluntário, de 33 anos, também não tinha doenças semelhantes. Já a Sinovac afirmou que “ficamos sabendo que o chefe do Instituto Butantan acreditava que esse evento adverso grave não tem relação com a vacina”.
A CoronaVac é uma das candidatas a vacina contra o coronavírus e é desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Butantan, em São Paulo. Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado.
Instituto Butantã se pronuncia
Nesta segunda-feira, 09 de outubro, o diretor-geral do Instituto Butantã, Dimas Covas, afirmou ter recebido com estranheza a notícia da suspensão temporária dos testes em humanos da CoronaVac no Brasil, já que a morte do paciente não tem relação com os testes. “Em primeiro, a Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é diferente. Nós até estranhamos um pouco essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina”, afirmou o diretor do Butantan.
O diretor também afirmou que o Butantan já pediu esclarecimentos à Anvisa sobre a interrupção e que espera ter mais detalhes na manhã desta terça-feira, 10 de outubro.
Evento adverso grave
Estão entre os efeitos colaterais considerados “graves” na testagem de uma vacina:
– Morte
– Evento adverso potencialmente fatal
– Incapacidade ou invalidez persistente
– Internação hospitalar do paciente
– Anomalia congênita ou defeito de nascimento
– Qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico
– Evento clinicamente significante.
Seminário Internacional Pais&Filhos
O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!