Covid-19: AstraZeneca espera começar vacinação no Brasil em fevereiro
O CEO da AstraZeneca comentou o plano em evento global envolvendo a OMS
Resumo da Notícia
- O CEO da AstraZeneca comentou que tem planos de começar a vacinação contra a covid-19 no Brasil em fevereiro de 2021
- O executivo da empresa deixou claro ainda que o processo depende da Anvisa e da Fiocruz
- A vacina foi desenvolvida em colaboração com a Universidade de Oxford
O CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, comentou em evento global, envolvendo a OMS, que tem planos de começar a vacinação contra a covid-19 no Brasil em fevereiro de 2021. O executivo da empresa deixou claro ainda que o processo depende da Anvisa e da Fiocruz.
“Estamos trabalhando com a Anvisa no Brasil para ter a aprovação (da vacina) o mais rapidamente possível. Submetemos nosso dossiê para cerca de 20 países, além da Europa e Reino Unido. Esperamos ter a aprovação durante o mês de janeiro”, disse ele.
Ele ainda comentou que a fabricação e abastecimento está nas mãos da Fiocruz, então estamos dependendo da velocidade dela. O CEO ainda disse que do primeiro semestre não passa.
A vacina foi desenvolvida em colaboração com a Universidade de Oxford e, no caso brasileiro, um acordo estabeleceu um compromisso de acesso de 100 milhões de doses.
Mas a vacina teve de passar por um novo teste que não estava previsto no cronograma, após a empresa admitir um erro na dosagem da vacina. O novo estudo testou uma dosagem menor da vacina nos voluntários para medir sua eficácia.