Publicado em 28/04/2023, às 12h56 - Atualizado às 13h13 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto
Nesta sexta-feira, 28 de abril, é o Dia Internacional da Educação. A data vem para conscientizar, e também incentivar, sobre a importância da educação, que é um instrumento essencial para a formação de pessoas responsáveis, sociais e éticas.
A comemoração surgiu durante o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, no Senegal, no ano 2000. Durante a conferência, vários países estabeleceram o compromisso de levar a educação básica para as crianças e jovens ao redor do mundo.
Essa premissa é de extrema importância para que os governos se preocupem com a educação oferecida principalmente nas escolas. Ricardo Almeida, professor de História, e pai de Alexandre e Maria Clara, reforça ainda que é na escola que as crianças vivem diversos estímulos do desenvolvimento, sendo eles: cognitivo, social, intelectual e afetivo. “A escola tem um papel fundamental, ela educa, estimula a interação social, trabalha com a cultura acumulada e absorvida pelos indivíduos, estabelece as normas sociais, além dos valores éticos e morais”. Por isso, mais do que nunca, é necessário que escolas e famílias caminhem juntos pela educação das crianças.
Além disso, o professor comenta também que a escola possui uma grande responsabilidade social. “Do ponto de vista pedagógico, independente da escola ser conteudista, sócio construtivista, progressista ou tradicional, todas terão a responsabilidade de entregar à sociedade um indivíduo íntegro, colaborativo, consciente de seu papel na sociedade, solidárioe sobretudo, alguém que saiba como poderá ou irá contribuir para a construção de um mundo melhor”.
Luciana Lapa, vice-diretora pedagógica da Móbile Integral, psicóloga, pedagoga e mestre em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara, mãe de Fábio, concorda com essa visão e pontua: “A escola é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. É a primeira instituição de âmbito público da qual ela fará parte, é responsável pela socialização secundária, bem como pelo contato das crianças com seus pares e iguais. Além disso, apresentará para as crianças outras figuras de autoridade – além dos familiares – os professores”.
Luciana defende que esse é um espaço rico na construção de conhecimento, seja no âmbito conceitual, procedimental ou atitudinal. “Ter consciência desses aspectos do desenvolvimento da criança possibilita que a escola defina transversalmente ações no currículo – desde as escolhas dos conteúdos acadêmicos até a forma como serão trabalhados”, acrescenta.
Roberta Bento, colunista da Pais&Filhos, fundadora do SOS Educação e mãe de Tais, reforça que “a escola é um direito de todas as crianças e adolescentes e o Brasil tem que garantir isso para todos os alunos”. Roberta comenta ainda que “a escola é a rede de apoio mais confiável da família. É no ambiente escolar que as crianças fazem descobertas sobre si mesmas e ganham oportunidades inigualáveis no desenvolvimento de habilidades que serão essenciais para a vida”.
A partir das próprias experiências, a fundadora do SOS Educação diz que o ambiente escolar também reflete em muitos aprendizados e na pessoa que ela é hoje. “No meu caso, a escola faz parte da pessoa que sou, da profissional que me tornei, da maternidade que exerço. Ao me aceitar, mesmo quando não existia nenhuma legislação que garantisse a inclusão de alunos com deficiência, a escola me ajudou a acreditar na minha capacidade de superação. Em parceria com minha família, a escola é responsável pelo ser humano em que me tornei!”.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”