Publicado em 30/03/2020, às 13h51 - Atualizado em 16/01/2023, às 09h17 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo
Tratamento contra o coronavírus? De acordo com um teste clínico realizado por profissionais da saúde na China, o favipiravir, medicamento usado para acabar com a gripe, também apresenta resultados positivos no combate à doença. Zhang Xinmin, do Ministério de Ciência e Tecnologia chinês afirmou que os resultados foram encorajadores. O teste contou com 340 pacientes. Segundo as informações oficiais, aqueles que receberam o medicamento, testaram negativo para a Covid-19 quatro dias depois.
Os especialistas julgaram esse efeito muito bom, uma vez que a infecção costuma durar cerca de 11 dias. E não acaba por aí, os cientistas chineses também garantem benefícios aos pulmões. Uma pesquisa concluiu que 20 a 30% dos infectados terão danos permanentes em relação ao sistema respiratório, mas com o uso do medicamento, 91% apresentaram melhorias no funcionamento deste órgão. O Japão também adotou essa prática em um estudo com pacientes em graus leve e moderados, mas de acordo com o Ministério da Saúde do país a droga não é tão eficiente para quem tem sintomas graves.
O infectologista da da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo João Prats explica: “O favipiravir é um antiviral, parece ter efeito sobre o RNA do vírus ou efeito sob uma enzima que é muito importante para o vírus, de acordo com estudos feitos em animais”. O médico enfatiza que embora, o Ministro da Saúde chinês e o presidente da companhia japonesa que produz a droga afirmaram os bons resultados, é preciso ter cautela.
“Nós não temos esses resultados cientificamente divulgados ainda, não temos números, não temos o estudo, apenas uma notícia de pessoas que têm um conflito de interesse. Isso foi um adiantamento. No momento, não quer dizer muita coisa, é só para falarmos que talvez tenhamos esperança nessa nova droga”, comenta. É complicado, mas é preciso aguardar para que o trabalho seja divulgado e outras pesquisas comprovem essa teoria para liberar o uso no Brasil.
Por isso, tem um estudo em andamento no país com a união de vários hospitais para testar o remédio em pacientes com coronavírus. Ainda é cedo para falar em uma cura para a pandemia, portanto, o melhor caminho continua sendo a prevenção, através do isolamento domiciliar e da higienização correta das mãos.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”