Dia Mundial da Água: dicas de como não desperdiçar

Essa é uma substância indispensável para a sobrevivência da nossa família e do planeta. E pequenas atitudes do nosso dia a dia podem fazer muita diferença lá na frente!

Resumo da Notícia

  • Nesta segunda-feira, 22 de março, é o Dia Mundial da Água
  • Essa é uma substância indispensável para a sobrevivência da nossa família e do planeta
  • Pequenas atitudes do nosso dia a dia podem diminuir o desperdício, que fará muita diferença lá na frente!

Não dá pra pensar num mundo sem água – mas é isso o que pode acontecer se não mudarmos pequenas atitudes do nosso presente. Essa substância é indispensável para a sobrevivência da nossa família e do planeta. E pequenas atitudes do nosso dia a dia podem diminuir o desperdício, que fará muita diferença lá na frente! Separamos 10 dias para você e sua família começarem a contribuir com o futuro das gerações. Veja abaixo:

-Publicidade-

1. Tome banhos rápidos! Um ducha de 15 minutos com registro meio aberto consome mais de 100 litros de água. Em um mesmo banho de cinco minutos, com o registro fechado ao se ensaboar, você irá gastar apenas 15 litros.

2. Quando lavar o carro, utilize baldes e não a mangueira. Dessa forma você gastará 60 litros de água, contra os mais de 270 litros que seriam gastos com a mangueira, se utilizada por meia hora. Que diferença, não?

3. Escovar os dentes e fazer a barba com a torneira aberta, pode gerar um gasto de 12 litros de água. Enquanto, molhar a escova, fechar a torneira e bochechar com um copo d’água, por exemplo, representa um consumo de apenas meio litro.

Ensaboar os talheres de uma vez e limpar os pratos antes de lavar a louça pode economizar 97 litros de água (Foto: Freepick)

4. O tipo de vaso sanitário que você tem em casa também pode influenciar no consumo de água. Um modelo comum, por exemplo, chega a gastar por volta de 14 litros de água. Já os vasos com dispositivo para economizar água, podem reduzir esse consumo para menos da metade. Pense nisso!

5. Ainda sobre o vaso sanitário, é possível diminuir o fluxo da caixa. Encha uma garrafa plástica limpa com areia ou pedras e coloque dentro da caixa de descarga. Com parte do espaço preenchido pela garrafa, a caixa se encherá de forma mais rápida e com menos água.

6. Coletar água de chuva para serviços diários, como lavar o chão e regar plantas também pode ser uma boa saída na hora de reduzir o consumo de água. Peça ajuda das crianças para essas tarefas, elas irão se divertir

7.  Na hora de lavar louça, separe e ensaboe todos os objetos. Depois enxague todos de uma vez. Outra boa dica é limpar o prato antes de lavá-lo, tirar mesmo o resto de comida no lixo. Desta maneira você pode economizar 97 litros de água!

Pequenas atitudes do nosso dia a dia podem fazer muita diferença lá na frente! (Foto: Shutterstock)

8. Regar as plantas no horário adequado também é importante. Isso porque, regando antes das 8h ou após às 19h, você ajuda a reduzir o processo de evaporação da água. Nesses horários as plantas absorvem mais água do que no restante do dia também.

9. Vazamentos na torneira e na descarga são vilões do consumo consciente. No caso da descarga, em que não é tão fácil identificar o vazamento, jogue cinzas na privada. Se as cinzas não ficarem depositadas no fundo do vazo, pode ser que haja um vazamento na válvula. Fique atento.

10. Utilize redutores de vazões de água em torneiras e chuveiros. Muitas vezes o excesso de água que esses objetos despejam não é necessário naquele momento, e os redutores ajudam nessa hora.

Fonte: CAS Tecnologia e Sabesp