Publicado em 10/12/2022, às 08h34 por Redação Pais&Filhos
Uma jovem que estava planejando engravidar acabou descobriu uma endometriose prefunda e com apenas 2 meses após de realizar uma cirurgia ela conseguiu engravidar. Poliana Trovão relata que 2021 e ela e o companheiro Hudson, tinham planos de ter filhos, mas ela começou a sentir dores muito fortes na região abdominal e a ter sangramentos anormais. Logo a mulher passou em uma consulta médica e foi diagnóstico de endometriose, que é quando o endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) está fora do órgão. A condição pode atingir os ovários, a bexiga e o intestino.
“A minha ginecologista na época, dra. Paolinne, pediu uma ressonância e descobrimos que o meu endométrio estava fora do útero. Minha bexiga já estava espessa e anormal, então ela me encaminhou para o dr. Frederico, que é especialista em endometriose”, disse Poliana em entrevista ao Metrópoles.
Ela tinha lesões de quatro centímetros na bexiga e o tecido já havia atingido o ligamento uterossacro, os ligamentos redondos do útero e provocado aderências pélvicas. Poliana contou que ficou muito abalada com o diagnostico, pois está muito ansiosa para realizar seu sonho de ser mãe. “Para uma mulher que deseja ser mãe, a endometriose é um dano emocional, porque ela apresenta muitos riscos e incertezas. Então encontrar um médico que me deixou segura desde o início e não anulou meu sonho foi uma grande alegria”, ela relatou.
Após realiazar uma série de exames a jovem foi aconselhada a passar por uma cirurgia para corrigir a endometriose em novembro de 2021. A operação foi um sucesso e logo Poliana já recebeu o aval para que ela voltasse a tentar a engravidar pouco depois. Em março de 2022, ela descobriu que estava grávida de uma menina e batizou como Mariana.
Responsável por 50% dos casos de infertilidade feminina, a endometriose acomete entre 9 a 13% das mulheres no mundo todo e pode atingir outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestino e bexiga. Por isso, entender mais sobre o problema é importante para que o tratamento se torne mais efetivo. Segundo o ginecologista Waldir Inácio Jr., especialista no assunto, hoje já se sabe, por exemplo, que o problema não é decorrente do fluxo menstrual. “A mulher nasce com endometriose. Por isso, irmãs têm mais chance de ter. E já se estudaram natimortos do sexo feminino que tinham endometriose”, afirma.
“O endométrio não deve se expandir para outros órgãos. Quando isso se dá, causa uma reação inflamatória que pode ser discreta ou de forte intensidade. A partir daí, a mulher começa a sentir os sintomas da endometriose” explica Dr. Marcos. Segundo o especialista, a endometriose é conhecida como a doença da mulher moderna. “Por conciliar várias funções diárias, como ser profissional, mãe e parceira, a mulher acaba ficando mais estressada e com a imunidade baixa. Então, se torna mais receptiva à endometriose, que tem um componente imunológico e genético. Fora isso existe o fator hereditário. Hoje se sabe que filhas de mães que já tiveram endometriose são mais propensas. E por fim existe a causa genética”, ressalta o médico.
Na maioria dos casos de endometriose, o diagnóstico é tardio. Muitas mulheres acabam descobrindo a doença durante as tentativas para engravidar ou depois de sofrer muitas dores por cólicas. Mas a endometriose pode ser diagnosticada logo na adolescência, se a informação dos sintomas forem cada vez mais conhecidas pelos especialistas e pacientes. Agendar a primeira consulta com um ginecologista a partir da primeira menstruação, mesmo que a menina não tenha iniciado uma vida sexual é o primeiro passo para uma melhor prevenção e tratamento.
Para o diagnóstico, existem exames de ultrassom e de sangue, mas também é necessário prestar atenção nos sintomas que indicam a existência da endometriose:
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”