Família

Jovem engravida meses após receber diagnóstico de endometriose profunda: entenda os riscos da síndrome

Mulher engravida meses após dignostico de endrometriosse - Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 10/12/2022, às 08h34 por Redação Pais&Filhos


Uma jovem que estava planejando engravidar acabou descobriu uma endometriose prefunda e com apenas 2 meses após de realizar uma cirurgia ela conseguiu engravidar. Poliana Trovão relata que 2021 e ela e o companheiro Hudson, tinham planos de ter filhos, mas ela começou a sentir dores muito fortes na região abdominal e a ter sangramentos anormais. Logo a mulher passou em uma consulta médica e foi  diagnóstico de endometriose, que é quando  o endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) está fora do órgão. A condição pode atingir os ovários, a bexiga e o intestino.

Mulher engravida meses após dignostico de endrometriosse (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

“A minha ginecologista na época, dra. Paolinne, pediu uma ressonância e descobrimos que o meu endométrio estava fora do útero. Minha bexiga já estava espessa e anormal, então ela me encaminhou para o dr. Frederico, que é especialista em endometriose”, disse Poliana em entrevista ao Metrópoles.

Ela tinha lesões de quatro centímetros na bexiga e o tecido já havia atingido o ligamento uterossacro, os ligamentos redondos do útero e provocado aderências pélvicas. Poliana contou que ficou muito abalada com o diagnostico, pois está muito ansiosa para realizar seu sonho de ser mãe. “Para uma mulher que deseja ser mãe, a endometriose é um dano emocional, porque ela apresenta muitos riscos e incertezas. Então encontrar um médico que me deixou segura desde o início e não anulou meu sonho foi uma grande alegria”, ela relatou.

Jovem engravida após cirurgia de enfrometriosse (Foto: Reprodução/Allan Produções)

Após realiazar uma série de exames a jovem foi aconselhada a passar por uma cirurgia para corrigir a endometriose em novembro de 2021.  A operação foi um sucesso e logo Poliana já recebeu  o aval para que ela  voltasse a tentar a engravidar pouco depois. Em março de 2022, ela descobriu que estava grávida de uma menina e batizou como  Mariana.

Endometriose: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Responsável por 50% dos casos de infertilidade feminina, a endometriose acomete entre 9 a 13% das mulheres no mundo todo e pode atingir outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestino e bexiga. Por isso, entender mais sobre o problema é importante para que o tratamento se torne mais efetivo. Segundo o ginecologista Waldir Inácio Jr., especialista no assunto, hoje já se sabe, por exemplo, que o problema não é decorrente do fluxo menstrual. “A mulher nasce com endometriose. Por isso, irmãs têm mais chance de ter. E já se estudaram natimortos do sexo feminino que tinham endometriose”, afirma.

A falta de informações sobre a endometriose dificulta o diagnóstico correto (Foto: Getty Images)

“O endométrio não deve se expandir para outros órgãos. Quando isso se dá, causa uma reação inflamatória que pode ser discreta ou de forte intensidade. A partir daí, a mulher começa a sentir os sintomas da endometriose” explica Dr. Marcos. Segundo o especialista, a endometriose é conhecida como a doença da mulher moderna. “Por conciliar várias funções diárias, como ser profissional, mãe e parceira, a mulher acaba ficando mais estressada e com a imunidade baixa. Então, se torna mais receptiva à endometriose, que tem um componente imunológico e genético. Fora isso existe o fator hereditário. Hoje se sabe que filhas de mães que já tiveram endometriose são mais propensas. E por fim existe a causa genética”, ressalta o médico.

Como é feito o diagnóstico?

Na maioria dos casos de endometriose, o diagnóstico é tardio. Muitas mulheres acabam descobrindo a doença durante as tentativas para engravidar ou depois de sofrer muitas dores por cólicas. Mas a endometriose pode ser diagnosticada logo na adolescência, se a informação dos sintomas forem cada vez mais conhecidas pelos especialistas e pacientes. Agendar a primeira consulta com um ginecologista a partir da primeira menstruação, mesmo que a menina não tenha iniciado uma vida sexual é o primeiro passo para uma melhor prevenção e tratamento.

Para o diagnóstico, existem exames de ultrassom e de sangue, mas também é necessário prestar atenção nos sintomas que indicam a existência da endometriose:

  • Dor aguda ao menstruar: cólicas muito fortes, que impedem ou prejudicam as atividades do dia a dia;
  • Dificuldade para engravidar: se você está tentando há mais de um ano e não consegue, pode ser um sinal de endometriose;
  • Dor durante a relação sexual: esse é um momento onde dores não devem existir, se você sente desconforto, procure o médico.

Viagem em família: veja o passo a passo de como fazer o check-in em um navio


Leia também

Bruna Biancardi e Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"

Mavie e Neymar Jr. - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho

Carol Celico - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"

Bell Marques e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório

Bebês gêmeos - Bebês gêmeos Foto:(Reprodução/iStock)

Bebês

Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil

Natuza Nery não pretende deixar herança para o filho - Reprodução/Instagram

Herança

Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"

Alexis LaRue tem apenas 1,60 metros e teve as gêmeas Camila e Helena - Reprodução / Instagram

Bebês

Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses

Jovem de 25 anos diz que tem 22 filhos e diz que quer chegar aos 80 filhos - Reprodução/The Sun

Bebês

Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!