Máscara de tricô: Fabiana Justus testa positivo para covid-19 após usar o acessório e acende alerta sobre eficiência

Esse objeto tem sido o queridinho de diversos famosos por aí. Antes de garantir a sua para entrar na moda, no entanto, é preciso pensar na eficácia pra saúde

Resumo da Notícia

  • Máscara de tricô ficam populares entre famosas
  • Apesar de bonitas, elas podem não ser muito seguras
  • Entenda mais sobre esse objeto

As máscaras estão cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano e, claro, estilo. Já que o item de proteção é essencial para nossa saúde durante a pandemia de coronavírus, várias famosas estão aproveitando para tornar o objeto algo a mais para complementar o look. A tendência atual, que tem virado febre entre os famosos e está sendo vista em diversas pessoas por aí são as máscaras de tricô.

-Publicidade-
Fabiana Justus, Giovanna Ewbank e outras famosas apostaram na máscara de tricô: pode ou não? (Foto: reprodução Instagram)

Apesar de bonitas e confortáveis, é preciso prestar atenção quanto à eficácia dessas máscaras. Recentemente, Fabiana Justus, filha de Roberto Justus e mãe das gêmeas Chiara e Sienna, usou as redes sociais para falar sobre o uso dessas máscaras. “Até então, eu estava usando máscaras cirúrgicas, mas inventei semana passada de usar as de tricô, que são lindas, super estilosas. Não tô dizendo que não são eficientes, mas tenho usado elas desde a semana passada e agora [que pegou Covid] não sei o quanto ela protege”, contou a mãe, que contraiu o coronavírus.

A preocupação dela não é em vão. A infectologista Ivete Boulos contou, em entrevista à UOL, que essas máscaras podem trazer um risco para a saúde, já que não tem tanta proteção, uma vez que o tricô tem buracos. “É como colocar água em uma peneira”, explicou a médica. Então, apesar de serem lindas, estilosas e, muitas vezes, mais confortáveis que as tradicionais, é preciso ter cuidado na hora de definir a máscara que irá comprar.

-Publicidade-

Apesar das restrições e cuidados necessários no uso dessa máscara, diversas blogueiras e famosas já utilizaram esse objeto de proteção, o que fez, aliás, com que ele ficasse tão famoso. Atualmente, elas já estão sendo conhecidas como a “máscara das famosas”.  Famosas como Deborah Secco, mãe de Maria Flor, e Giovanna Ewbank, mãe de Titi, Bless e Zyan, já usaram a famosa máscara.

Giovanna Ewbank com máscara de tricô (Foto: reprodução Instagram)

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Mas afinal, pode ou não pode?

A infectologista traz uma dica simples para definir a segurança das máscaras: tente notar a entrada de ar. Se o ar conseguir passar pela máscara, seja pelos buracos do tecido ou por ser fina demais, o vírus também passará. “Olha, nunca vi uma máscara de artesanato de perto. Mas entre os pontos deve ter espaço. É como se falássemos para o vírus: ache o caminho das vias respiratórias”, aponta Ivete Boulos.

Para OMS, as máscaras devem ter pelo menos duas camadas de tecidos diferentes (o ideal são três). Entre os tecidos, estudos mostraram que a malha algodão com pelo menos cem fios de polegada, a flanela e o poliéster, por exemplo, podem funcionar. Então antes de selecionar a máscara para sair de casa é preciso pesquisar e pensar muito além do look: na segurança.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-