Menino bate recorde e se torna a pessoa mais jovem do mundo a realizar uma fusão nuclear

Aos 12 anos, ele construiu o próprio projeto para fazer a fusão. Para isso, buscou informação na internet e em livros

Resumo da Notícia

  • Menino de 12 anos realiza fusão nuclear
  • Ele se tornou a pessoa mais jovem a alcançar o feito
  • O garoto construiu o próprio projeto para realizar a fusão
  • Veja o que ele fez

O norte-americano Jackson Oswalt, de 12 anos, bateu um recorde mundial e se tornou a pessoa mais jovem do mundo a realizar uma fusão nuclear. O garoto criou o próprio equipamento, em casa, para fundir dois átomos de deutério (hidrogênio pesado), processo que criou um átomo de hélio-3 e liberou um nêutron. Como o próprio Jackson explica, o processo e a liberação da partícula podem ser usados “para aquecer água e girar uma máquina a vapor, que, por sua vez, produz eletricidade”, contou, no livro Guiness.

-Publicidade-
Ele bateu o recorde mundial (Foto: reprodução YouTube)

Mas afinal, o que é o equipamento que ele construiu? Um fusor é um dispositivo que utiliza um campo elétrico para aquecer íons a temperaturas extremas, facilitando uma fusão nuclear. O processo de criação de um mecanismo do tipo pode ser complicado, principalmente por conta da quantidade de energia e temperatura envolvidas no processo.

“Construir um fusor é um processo muito perigoso, principalmente por causa da alta eletricidade que é usada no reator. Certos cuidados precisam ser tomados, como usar luvas para me proteger”, disse Jakcson em um vídeo divulgado pelo Guinness.

-Publicidade-
Ele estudou muito para conseguir realizar o projeto (Foto: reprodução YouTube)

Para conseguir construir o aparelho, o garoto fez pesquisas na internet e em livros e trabalhou durante meses no aparato, até conseguir o sucesso. “Ele fez um ótimo trabalho nos explicando [o processo], todas as precauções e porque era seguro. Então eu acabei confiando nele”, disse a mãe de Jackson, Jennifer Oswalt.

O Prime Day da Amazon está chegando! Nos dias 13 e 14 de outubro, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados, e direito a frete grátis nas compras do site.

-Publicidade-