Família

Mulher que sobreviveu ao câncer e precisou amputar perna completa 104 maratonas em 104 dias

A mulher correu 104 maratonas em 104 dias mesmo com a perna amputada - Reprodução/BBC
Reprodução/BBC

Publicado em 07/05/2022, às 06h21 por Redação Pais&Filhos


Jacky Hunt-Broersma, 46, anos é uma verdadeira guerreira, pois após superar um câncer que lhe tirou a perna, ela realizou uma maratona por dia (cerca de 5 horas), e hoje está completando 104 maratonas em 104 dias. A mulher mora no Arizona, Estados Unidos, mas nasceu e foi criada na África do Sul, ela viveu um tempo na Inglaterra e na Holanda também.

Há vinte anos, em 2002, Jacky foi diagnosticada com o Sarcoma de Ewing, um tumor maligno que começa nas pernas, nos ossos da pelve ou nos braços. Os sintomas incluem dor óssea, inchaço e sensibilidade. Em casos raros, como o da sul-africana, também podem ocorrer fraturas ósseas.

Apenas 15 dias após o diagnóstico, os médicos não tiveram escolha a não ser amputar sua perna esquerda (era isso ou a morte de Jacky). Na época, ela tinha apenas 26 anos. Foram anos de luta e sofrimento, mas Jacky soube dar a volta por cima. Hoje, ela está a um passo de entrar no Guinness Book (o “Livro dos Recordes”), ao completar incríveis 104 maratonas em 104 dias.

A mulher correu 104 maratonas em 104 dias mesmo com a perna amputada
A mulher correu 104 maratonas em 104 dias mesmo com a perna amputada (Foto: Reprodução/BBC)

Desde janeiro deste ano, a corredora manteve a rotina de correr 42 quilômetros todos os dias – em um percurso que leva cerca de 5 horas. Ou seja, uma maratona todos os dias nos 4 primeiros meses do ano!! Assim, no dia 30 de abril, Jacky completou sua 104ª maratona em 104 dias consecutivos — uma conquista que deve ser certificada pelo Guinness até julho.

No dia 1º de maio, um domingo, pela primeira vez desde o Ano Novo, ela pôde descansar. O dia de folga, no entanto, foi uma experiência bizarra para a sul-africana. “Parte de mim estava muito feliz por ter terminado”, disse ela à BBC. “E a outra parte continuou pensando que eu preciso correr”, brincou.

O corpo de Jacky agora tem um mês inteiro para se recuperar. Afinal de contas, ela percorreu inacreditáveis 4.368 quilômetros em 520 horas. Desde que abraçou a corrida, Jacky nunca se sentiu tão grata, pois o esporte deu a ela a confiança que pensou que jamais iria recuperar.

Jacky vai entrar no Guiness Book
Jacky vai entrar no Guiness Book (Foto: Reprodução/BBC)

O diagnóstico de sarcoma de Ewing, um tipo raro de câncer ósseo, e a amputação da sua perna mudaram para sempre a sua vida. “Foi uma montanha-russa. Tudo aconteceu muito rápido”, relembrou. De 2002 a 2004, Jacky precisou se adaptar à nova realidade, mais psicologicamente do que fisicamente. No início ela tinha raiva por ter câncer e sentia-se envergonhada por ser diferente.

Sempre que saía na rua ou em outros locais públicos, usava calça comprida para que as pessoas não notassem a prótese. Para Jacky, as corridas são, além de uma prova física de resistência, um “jogo mental”.

“Correr fez uma grande diferença no meu estado mentale me mostrou o quão forte meu corpo pode ser. Isso me deu uma aceitação total de quem eu sou e que posso fazer coisas difíceis”, afirmou. Seu próximo desafio é a Maratona de Moab, uma desafiadora (e cansativa) corrida de 240 milhas (cerca de 386 quilômetros), no estado americano de Utah, em outubro.


Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bruna Marquezine e João Guilherme em montagem - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Fãs comemoram 'namoro' de Bruna Marquezine e João Guilherme: "Nova nora do Leonardo"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas