Família

Mulher vomitava 30 vezes por dia na gestação por conta de hiperêmese gravídica: entenda a condição

Mulher com hiperemêse gravídica chega a vomitar 30 vezes em um dia - reprodução Instagram
reprodução Instagram

Publicado em 24/03/2021, às 15h42 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Imogen Darkes, de 27 anos, sempre quis ter uma família grande e sonhava em ter três filhos. Durante a gravidez, no entanto, ela acabou desistindo do sonho, pois chegou a temer a possibilidade de deixar o filho dela sem mãe após um enjoo matinal deixá-la à beira de um ataque cardíaco. Depois da experiência complicada que teve com a gestação, a mãe de Harry Darkes, que hoje tem 1 ano e 4 meses, decidiu que ele seria o único filho do casal.

Mulher com hiperemêse gravídica chega a vomitar 30 vezes em um dia (Foto: reprodução Instagram)

Os enjoos começaram logo no início da gestação e duraram durante toda a gravidez. Imogen vomitou até 30 vezes por dia, desde a segunda semana até o filho nascer. A mãe quase entrou em coma e, graças a ação rápida do marido depois de um dia complicado na 9° semana de gestação, ela conseguiu se manter saudável na medida do possível.

Preocupado com a esposa, Lee Darkes, de 40 anos, acabou chamando a emergência um dia durante a 9° semana de gravidez, depois de vê-la passar mal por muito tempo. Quando chegaram na casa da família, os paramédicos descobriram que os níveis de açúcar no sangue e potássio de Imogen estavam tão baixos por causa dos vômitos constantes que ela teria entrado em coma ou sofrido um ataque cardíaco fatal se Lee não tivesse agido depressa.

Nessa ocasião, Imogen precisou passar a noite no hospital para os médicos acompanhá-la de perto e garantir a saúde do bebê. Foi nesse dia que a mãe foi diagnosticada com hiperêmese gravídica (HG), uma complicação crônica da gravidez que causa náuseas e vômitos excessivos e afeta cerca de 2% das mulheres grávidas. Além de mostrar o diagnóstico, os médicos também disseram à ela que, quando uma mãe sofre de HG em uma gravidez, provavelmente vai contrair novamente em todas as gestações futuras.

“Eu sei que provavelmente nunca terei outro bebê e muitas vezes fico muito chateada com isso. Apesar disso, somos muito abençoados por ter Harry. Ele é maravilhoso e todo o sofrimento valeu a pena. Mas eu queria desesperadamente três filhos. Eu e meu marido queríamos mais filhos e uma família maior, então ficamos um pouco tristes. Eu fico triste por Harry também porque eu adoraria que ele tivesse irmãos. Nunca imaginei ter um filho único”, contou ela, em entrevista ao portal britânico Daily Mail.

Muito além do medo de passar pela hiperêmese gravídica de novo, Imogen teme como ficará a saúde dela e do filho caso tudo aconteça novamente. “Além do fato de não conseguir me imaginar cuidando do Harry enquanto passo por outra gravidez com HG, também tem o fato de que quase perdi minha vida. A ideia do Harry não ter uma mãe não vale o risco de engravidar mais uma vez”, completou.

Hiperê o que? Entenda o que é a Hiperêmese Gravídica

A complicação, que já esteve presente em gestações de famosas como Tatá Werneck e Kate Middleton, causa vários episódios intensos de vômitos, enjoos ou tonturas que provocam desidratação, perda de peso e carência nutricional.  Em entrevista à Pais&Filhos, obstetra, Dra. Maria Elisa Noriler, explicou que o quadro começa entre a 14° e a 16° semana e existem alguns métodos para diminuir os sintomas.

Entenda o que é Hiperêmese Gravídica (Foto: Getty Images)

“É orientado que a grávida tenha uma alimentação mais leve e abuse de alimentos gelados, pois ele irrita menos a parede gástrica. Líquidos como água de coco e isotônicos também são indicados, pois são ricos em eletrólitos que ajudam a controlar a desidratação. Em casos mais severos, às vezes há a necessidade de internação”, explica ela.

Para as mulheres que estão tentando engravidar, existem alguns cuidados que podem tomar para não sofrer com a condição no futuro.  “Aconselhamos a fazer atividade física, tentar se afastar de situações estressantes. Fazer um bom planejamento da gestação. Manter-se sempre hidratada e quando estiver grávida não forçar alimentos que não esteja a fim de comer. Diminuir também o uso de perfumes e hidratantes, que podem estimulam a náusea. Por último, acupuntura, yoga e psicoterapia também ajudam a melhorar o quadro de hiperêmese gravídica”, explica a especialista.


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer