Pais deixam filho com espectro autista dentro de carro trancado

Moradores locais falaram para policia que o garoto ficou por mais de 30 minutos no carro

Resumo da Notícia

  • Moradores locais chamaram a polícia assim que viram a criança dentro do carro
  • Os pais falaram que tinham ido caminhar, por isso não levaram o garoto
  • O caso é investigado como abandono de incapaz

Uma criança com espectro autista foi deixada pelos pais por mais de 30 minutos dentro de um carro, sozinha, na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, Região dos lagos no Rio de Janeiro.

-Publicidade-

Os moradores locais perceberam a situação e viram os vidros fechados do carro. Então, a ação deles foi chamar os agentes de trânsito para ajudar a criança, e abrir o carro para ela.

Quando chegaram, os pais falaram que tinham deixado o filho dentro do carro pois queriam caminhar. A ocorrência do caso foi feita pelos próprios agentes de trânsito da 132ª Delegacia Policial, mas os envolvidos não estavam presentes. O casal segue sendo investigado por abandono de incapaz.

Os pais disseram que iam caminhar, então deixaram o filho no carro
Os pais disseram que iam caminhar, então deixaram o filho no carro (Foto: Getty Images)

Lei Romeo Mion

O Apresentador Marcos Mion compartilhou no Instagram um respost comemorando a sanção da Lei Romeo Mion realizada na quarta-feira, 8 de janeiro deste ano. O projeto, inspirado no filho mais velho do apresentador Romeo, de 14 anos, que tem o Transtorno do Espectro Autista, foi aprovada no Senado desde 13 de dezembro de 2019 e só dependia da confirmação do Presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor.

“Eu não sou de dar repost, mas… tenho 40 anos e quando um jornal da a notícia é porque é importante! E nesse caso é a notícia mais importante da minha vida (até agora, né? porque o melhor sempre está por vir!)”, escreveu Mion.

Entenda a Lei

A  Lei 13.977 tem como objetivo criar uma carteira exclusiva para pessoas com autismo. O documento garante direitos como garantia de atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Além disso, o projeto também obriga cinemas a oferecer, ao menos uma vez por mês, sessões especificas para pessoas com o Espectro e realizar todas as adaptações necessárias para acomodar bem o público.

Marcos Mion se declara após nova conquista de Romeo
Marcos Mion se declara após nova conquista de Romeo (Foto: reprodução Instagram)

A carteira será oferecida de forma gratuita e terá validade em todo território nacional. Bolsonaro escreveu sobre sua decisão nas redes sociais: “Sancionada hoje a Lei 13.977 (Romeo Mion), que cria Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A referida carteira é gratuita e garante prioridade nas áreas de saúde, educação e assistência social”.