Professor brasileiro que frequentou ensino público a vida toda é finalista de “Nobel de Educação”
Greiton Toledo de Azevedo é é professor de matemática do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em Ipameri, no sudeste do estado
Resumo da Notícia
- Greiton Toledo de Azevedo é um dos finalistas do "Nobel Internacional de Educação"
- Ele é professor de matemática do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em Ipameri, no sudeste do estado
- Greiton é o único brasileiro a competir pelo prêmio
Viva a educação! Greiton Toledo de Azevedo é professor de matemática do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em Ipameri, no sudeste do estado – e é o único brasileiro finalista no “Nobel Internacional de Educação” (Global Teacher Prize 2021).
Greiton foi indicado pela criação de uma série de atividades pensadas para o tratamento do Parkinson. Sobre a indicação, o professor está honradíssimo, e deu detalhes ao portal Só Notícia Boa.
“Fico muito honrado de poder representar a escola pública, porque sou fruto e professor dela. A gente precisa impactar a vida das pessoas por meio da ciência brasileira, por meio do ensino da matemática. […] É possível trazer impacto social pelo conhecimento escolar na educação pública”, declarou.
Greiton frequentou o ensino público a vida toda e, atualmente, é cientista, doutorando e professor de matemática. Seguindo o sonho de lecionar desde os 13 anos de idade, o educador idealizou o Mattics, um projeto no qual estudantes criam jogos e atividades ajudam de maneira sustentável no tratamento de pessoas com Parkinson.
“Eles criam soluções para problemas reais da sociedade por meio da matemática e da robótica. Isso os encoraja a ver e interpretar situações reais em que ela se aplica e começam a ver sentido e desenvolvem gosto pela matemática”, comentou, sobre a iniciativa.
O Global Teacher Prize é considerado um dos prêmios mais importantes para educadores do mundo todo – sendo como um “Nobel da Educação”. Greiton é um dos 50 finalistas escolhidos a dedo em vários países para ser premiado com um valor de US$ 1 milhão, além de um importantíssimo título na carreira. Já estamos na torcida!