Família

Sabrina Sato fala sobre síndrome de burnout na maternidade: veja 7 sinais para ficar em alerta

Sabrina Sato falou sobre a síndrome de burnout parental em seu canal do YouTube - reprodução / YouTube
reprodução / YouTube

Publicado em 25/05/2021, às 09h59 - Atualizado às 10h10 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Na última segunda-feira, 24 de maio, Sabrina Sato compartilhou um novo episódio de “Mães de Verdade”, no YouTube, onde conversou sobre assuntos como burnout parental, a importância do autocuidado e também a falta de desejo na maternidade.

No bate-papo, a apresentadora recebeu Priscila, mãe de cinco, sendo quatro deles gêmeos, que sofreu com a síndrome de burnout parental durante a gravidez. “Um belo dia eu levantei, sempre fui muito ativa, e não conseguia tirar o Diego do chão e fui para o hospital”, contou na entrevista.

Na conversa, Sabrina trouxe e importância de falar sobre o problema, que tem atingido diversas mães. Depois de passar por cardiologista, oftalmologista e otorrinolaringologista, todos confirmaram que Priscila tinha Burnout Parental, que tem afetado diversas mulheres, principalmente na pandemia. “O burnout sai dos negócios e vai para dentro de casa”, reforça a mãe de cinco.

Durante o tratamento, Priscila contou muito com a ajuda do marido, que precisou fazer algumas transformações dentro de casa. Naquele período, ela estava há 40 dias antes do parto, com um filho pequeno em casa e passando por uma reforma.

Sabrina Sato falou sobre a síndrome de burnout parental em seu canal do YouTube (Foto: reprodução / YouTube)

“Meu marido virou duas chavinhas: a primeira foi de ‘eu sou pai e preciso assumir’, que foi quando eu precisei internar por 40 dias antes dos bebês nascerem e a segunda foi ‘eu preciso fazer algo em casa, senão as crianças vão ficar sem mãe e eu vou ficar sem esposa’. E aí, ele criou a hashtag ‘deixa mamãe mimir’ e eu acordo a hora que eu quero nos finais de semana e feriados, e ele se diverte com as crianças“.

O que é a síndrome de Burnout parental?

Geralmente, os sintomas da síndrome de Burnout eram relacionadas a um trabalho estressante, onde era difícil levantar todos os dias da cama, justamente por causa da doença. Mas, é cada vez mais comum notar os sintomas em pais e mães no exercício da maternidade e paternidade, chamada de síndrome de burnout parental.

“Tanto a síndrome de burnout que acomete os trabalhadores do mundo corporativo, como a parental, possuem os mesmos sintomas. As duas são sinônimos de desgaste, com as pessoas ficando mais agressivas, irritadas e com dificuldades de manter o equilíbrio; o que as diferencia são as causas. Ou seja, o trabalho e o dia a dia com os filhos”, explica o psiquiatra Leonard Verea, formado pela Faculdade de Medicina de Milão, na Itália, durante uma entrevista com Gladys Magalhães.

Sintomas da síndrome de burnout parental

  • Crises de pânico
  • Desânimo
  • Choro fácil
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Exaustão
  • Irritabilidade

Como é feito o diagnóstico para a síndrome de burnout parental

As mudanças de comportamento podem ser percebidas no dia a dia como uma forma de desgaste. Mas, é importante reforçar que para um diagnóstico preciso, é necessário avaliação de um profissional, mesmo que os sinais ainda sejam pequenos. O especialista reforça ainda que: crianças com pais acometidos pela síndrome podem, no futuro, apresentar problemas de saúde mental, como hiperatividade e déficit de atenção.

A síndrome de burnout parental se dá pelo esgotamento excessivo nas tarefas do dia a dia (Foto: Shutterstock)

Existe tratamento para a síndrome de burnout parental?

Segundo o especialista, o primeiro passo é pedir ajuda, apesar de ser muito difícil para as pessoas que possuem burnout, por serem perfeccionistas e inseguras. Assim, aprender a delegar tarefas, reservar um tempo para si, praticar atividade física, pedir a ajuda dos avós, tios e padrinhos, por exemplo, ajuda a prevenir e, até mesmo se livrar do problema. Porém em casos mais sérios, quando o burnout passa a interferir na relação com os filhos e na capacidade de cuidar deles, é preciso procurar ajuda especializada.

“Hoje em dia, existem diversas abordagens terapêuticas para ajudar pacientes com problemas de saúde mental e, na maioria dos casos, os resultados são satisfatórios. No caso do burnout, o tratamento costuma ser terapêutico e, eventualmente, se faz necessário o uso de medicamentos, depende de cada caso”, conclui o médico.


Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bruna Marquezine e João Guilherme em montagem - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Fãs comemoram 'namoro' de Bruna Marquezine e João Guilherme: "Nova nora do Leonardo"

Essa lista vai te ajudar a escolher o nome ideal para o seu bebê se você adora a letra “A” - Shutterstock

Bebês

48 nomes de bebês para meninos e meninas com a letra ‘A’