Tudo sobre sinusite: o que é, sintomas, causas, como tratar e dicas para aliviar o desconforto

A inflamação do revestimento interno dos seios da face, também conhecido como sinusite ou rinossinusite, pode acontecer tanto em adultos como em crianças. Confira dicas de especialistas para evitar o problema em casa e saiba como agir se ele aparecer

Resumo da Notícia

  • A sinusite é a inflamação do revestimento interno dos seios da face
  • Os pacientes podem notar a sensação de peso facial, congestão nasal e até mesmo a presença de secreção
  • Geralmente, os sintomas duram por cerca de 3 a 5 dias, podendo permanecer até 14 dias

Quando uma gripe ou resfriado aparecem, os ossos da face costumam ficar inflamados e causar certo desconforto. É possível notar ainda a sensação de peso facial, congestão nasal e até mesmo a presença de secreção. Apesar de durar por um período de 3 a 5 dias, aproximadamente, a sinusite merece atenção e cuidados para uma boa recuperação.

-Publicidade-

Caso os sintomas se agravem ou persistam, é muito importante buscar pela ajuda de um especialista, como um pediatra, otorrino, ou alergista. Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com a Dra. Brianna Nicoletti, alergista e imunologista pela USP, mãe de Felipe e João Pedro, e com a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista, filha de Manoel e Maria Lúcia.

O que é sinusite?

Segundo Brianna, a sinusite pode ser classificada como: “Uma inflamação do revestimento interno dos seios da face (também chamados de seios paranasais)”. Além disso, o problema pode ser classificado em três tipos, que possuem intensidades e duração diferentes.

Os casos de sinusite podem melhorar em até 14 dias, aproximadamente (Foto: Shutterstock)

Maura Neves explica ainda que a sinusite pode ser conhecida por outro nome: “Atualmente, é chamada de rinossinusite. Na maioria das vezes, atinge um lado, mas pode pegar os dois lados da cabeça. Vale lembrar que a condição pode ou não estar associada a alergia“.

Tipos de sinusite

  • Rinossinusite aguda: duração de até quatro semanas. Pode ser desencadeada por alergia respiratória alta (que afeta as vias aéreas superiores), infecção por vírus e bactérias.
  • Rinossinusite subaguda: duração superior a quatro semanas e inferior a 12 semanas.
  • Rinossinusite crônica: duração maior que 12 semanas. Pode ser causada por questões ambientais, como alérgenos, anatômicas, sistêmicas, por fungos e bactérias e também sistêmicos, como a redução da imunidade.

Causas de sinusite

A inflamação do revestimento dos seios internos da face podem ser causados por inúmeros fatores, como processos infecciosos (viral, bacteriano, fúngico), fatores irritativos (como cheiros fortes, fumaça de cigarro e etc), alérgenos e até estreitamento da nasofaringe (“cavidade nasal”) por questões estruturais locais ou traumas faciais e pólipo nasal.

Sintomas

  • Obstrução nasal;
  • Coriza e/ou presença de secreção amarelada ou esverdeada (que geralmente indicam infecção bacteriana);
  • Dor de cabeça em pressão especialmente na região próxima aos seios da face afetados e que pode piorar com movimento da cabeça;
  • Febre
  • Cansaço e sensação de mal estar;
  • Tosse;
  • Halitose (mau hálito);
  • Sensação de pressão nos ouvidos ou ouvidos tampados;
  • Dor irradiada para os dentes;
  • Alteração de paladar e olfato.

Diagnóstico de sinusite

De acordo com Maura Neves, o diagnóstico de sinusite pode ser feito clinicamente através dos sintomas, somado ao exame físico pedido pelo médico. “O otorrinolaringologista pode ainda realizar nasofibroscopia, que é uma Endoscopia do nariz e/ou tomografia da face para o diagnóstico. Raio-x simples não são mais utilizados para o diagnóstico”, explica.

Brianna completa ainda que: “Realizamos estes exames de imagem (neste caso preferencialmente a tomografia de seios da face) somente em caso de sinusite refratária (várias tentativas de tratamento sem sucesso), sinais/sintomas de complicações, como a mastoidite associada, pós traumas ou cirurgias.

Tratamento de sinusite

Em crianças e adultos, o tratamento para sinusite costuma ser realizado da mesma maneira, mas seguindo a restrição de idade para medicamentos específicos. “Nas sinusites ditas com o não complicadas deve ser evitado o uso de antibióticos”, alerta a alergista.

O tratamento para crianças e adultos com sinusite costuma ser o mesmo (Foto: Shutterstock)

Para a melhora do quadro de sinusite, podem ser recomendados: “lavagens nasais varias vezes ao dia, uso de antialérgicos, descongestionantes (orais ou tópicos) dependendo do paciente, analgésicos e anti-inflamatórios. Quadros muito prolongados e com sintomas bacterianos (febre, secreção esverdeada, mau cheiro) utilizamos antibióticos com bom alcance das bactérias mais frequentes de vias aéreas superiores”, comenta Brianna.

Posso fazer tratamentos caseiros para sinusite?

Para aliviar os sintomas da sinusite, o único tratamento caseiro recomendado pelas especialistas é a lavagem nasal ou inalação com soro fisiológico. A automedicação não é indicada e remédios devem ser usados apenas com prescrição de um médico especialista.

“Podem ser feitas inalações com soro para aliviar. Não há comprovação de que pingar substâncias ou adicionar essências a inalação ajudem nos sintomas. Dessa forma, não são recomendaria”, alerta a otorrinolaringologista.

Como prevenir sinusite

Nos pacientes com rinossinusite, é muito importante pensar nas causas alérgicas ou irritativas à higiene ambiental, ou seja, os cuidados para se ter em casa, evitando assim o acúmulo de poeira no ambiente. Veja algumas dicas para driblar o problema, segundo a Dra. Brianna:

  • Use lençóis sempre limpos. Troque toda roupa de cama pelo menos uma vezes por semana
  • Mantenha seu colchão e travesseiros protegidos com uma capa antialérgica
  • Evite animais domésticos no quarto, principalmente na sua cama
  • Evite bichos de pelúcia, livros, outros objetos que possam ajudar a acumular pó. Eles funcionam como reservatório de ácaros!
  • Mantenha armários e prateleiras limpos (ideal com pano úmido e não usar espanador). Aspirados com filtro HEPA são muito bons!
  • Em dias muito secos, use um umidificador (ou coloque uma bacia de água no quarto)
  • Lave o nariz diariamente! Se possível umas 2-3 vezes ao dia. Principalmente antes de deitar