Família

Vacina de Oxford: voluntário brasileiro que morreu tomou placebo

Segundo a Veja, o voluntário tomou a placebo - Getty Images
Getty Images

Publicado em 21/10/2020, às 14h08 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos


Após a divulgação da morte de um dos voluntários brasileiros da testagem da vacina de Oxford contra o coronavírus, uma fonte de dentro do laboratório da empresa informou à revista Veja que João Pedro Feitosa, de 28 anos, havia tomado o placebo da medicação. Se confirmada, a informação sugere que o imunizante não teve qualquer relação com o caso.

Segundo a Veja, o voluntário tomou a placebo (Foto: Getty Images)

A medicação, que está sendo desenvolvida em parceria com o laboratório AstraZeneca e Fiocruz, está sendo testada no Brasil em 10 mil voluntários. Destes, metade receberam a vacina ativa, enquanto o restante recebeu uma “falsa” dose, sem qualquer substância – a placebo. O método é utilizado para comprovar a eficiência e a segurança do imunizante.

A AstraZeneca informou que o caso está sendo revisado, mas que como se trata de uma situação isolada, não deve haver influência no desenvolvimento da vacina.

“Não podemos comentar sobre casos individuais do estudo clínico em andamento da vacina Oxford, pois obedecemos estritamente à confidencialidade médica e às regulamentações relativas a estudo clínicos e em linha com esses princípios, podemos confirmar que todos os processos de revisão exigidos foram seguidos. Todos os eventos médicos significativos são avaliados cuidadosamente pelos investigadores do estudo, um comitê independente de monitoramento de segurança e autoridades regulatórias. Essas avaliações não levaram a quaisquer preocupações sobre a continuidade do estudo em andamento”, diz a empresa no comunicado oficial.

O brasileiro tinha 28 anos (Foto: Unsplash)

Morre brasileiro voluntário da vacina de Oxford

Nesta quarta-feira, 21 de outubro, um voluntário brasileiro que estava participando da fase três de testes da vacina da universidade britânica de Oxford, contra o novo coronavírus morreu por complicações relacionadas à doença, segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao G1.

Segundo a agência, o óbito foi notificado em 19 de outubro, e que foi informada que o comitê independente que acompanha o caso sugeriu o prosseguimento do estudo. Apesar de a morte ter sido confirmada, o laboratório onde os testes acontecem não pode confirmar se ele recebeu uma dose da vacina ou  fazia parte do grupo de placebo (procedimento de testes). Já o a farmacêutica AstraZeneca, parceira do estudo, informou que ainda não tinha um posicionamento sobre a morte.

Em comunicado, a agência afirmou que o comitê responsável sugeriu que os estudos fossem prosseguidos. “É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação”.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Menino separa frango da merenda para a mãe - (Foto: Reprodução)

Família

Menino separa frango da merenda da escola para levar para casa: “Para a mamãe”

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bruna Marquezine e João Guilherme em montagem - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Fãs comemoram 'namoro' de Bruna Marquezine e João Guilherme: "Nova nora do Leonardo"