Varíola dos macacos: bebê de 1 ano está com suspeita de contaminação pelo vírus

Uma criança de 1 ano e 6 meses foi ao hospital no último domingo, 31 de julho, onde apareceu com lesões suspeitas pelo corpo

Resumo da Notícia

  • Uma criança de 1 ano e 6 meses está em isolamento em BH
  • O garoto foi ao hospital com feridas suspeitas pelo corpo
  • Se confirmado, será o primeiro caso de varíola dos macacos em uma criança no Brasil

Uma criança de 1 ano e 6 meses está em isolamento em Contagem, Belo Horizonte, pois está com suspeita de varíola dos macacos, Segundo informações da Secretaria de Saúde, dada nesta segunda-feira, 1 de agosto.

-Publicidade-

Conforme a secretaria, o garoto foi ao Centro Materno Infantil, no último domingo, 31 de julho, com lesões suspeitas pelo corpo. A criança está em estado estável e recebeu alta nesta segunda-feira.

A secretaria informou também que o único contato que a criança teve com uma pessoa de fora, foi com a avó que é de Juíz de Fora, no entanto, a senhora não apresentou nenhum sintoma. Se o garoto realmente estiver com varíola dos macacos, será o primeiro caso em criança no estado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde os casos estão subindo rapidamente (Foto: Reprodução / Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner / CDC via AP)

Próximos passos

O Centro Materno Infantil irá fazer uma coleta de sangue no menino e o teste SWAB, que é colocado o cotonete no nariz e na garganta. Os exames estão marcados para terça-feira, 2 de agosto.

No entanto, o exame poderá demorar até 5 dias para sair o teste. O caso da criança vem sendo acompanhado pela Unidade Básica de Saúde. Segundo informações da prefeitura de Contagem, há 1 caso confirmado, 8 suspeitos e 6 descartados.

No estado de Minas Gerais são 63 casos confirmados de varíola dos macacos e todos eles são em pessoas do sexo masculino com 21 a 55 anos. A primeira morte por varíola dos macacos aconteceu em Belo Horizonte, na última semana.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.