Família

Visita do bem: projeto de lei quer liberar visitas de crianças para pais hospitalizados

De acordo com especialistas o contato próximo da família pode ajudar no processo de cura

Bruna Floriano

Bruna Floriano ,filha de Renata e Sérgio

Crianças e adolescentes terão permissão, por Lei, para visitar familiares/ Imagem ilustrativa (Foto: Getty Images)

O Projeto de Lei 9990/18, criado pela deputada federal Carmen Zanotto, pretende liberar a visita de crianças e adolescentes aos pais que estão internados por quaisquer motivos médicos. A iniciativa da deputada foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família, mesmo que ainda esteja em discussão na Câmara Federal.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é o órgão regulador das normas que protegem crianças e o adolescentes, não possui regras sobre esse assunto, mas alguns especialistas dizem que esse método pode não ser bom, segundo o site Gazeta do Povo

Psicólogos não indicam a presença de crianças pequenas em ambientes que têm pessoas doentes, principalmente quando se trata dos pais, pois ainda não sabem controlar emoções. Mas, essa situação é bastante discutida, porque ao mesmo tempo que alguns especialistas falam que pode ser negativa, também pode ser positiva. 

A visita dos filhos podem trazer diversos benefícios aos pais, principalmente para o lado emocional. O reencontro depois de um período de afastamento obrigatório diminui a saudade e também gera melhoras para a recuperação física do paciente, já que influencia no processo de cura. 

Para evitar que a criança tenha um choque em ver o pai ou a mãe internados, você pode conversar com seu filho antes da visita dessa forma a experiência poderá ser positiva para todo mundo.

Leia também:

Sarampo: Secretaria de Saúde confirma mais 4 mortes pela doença em São Paulo

Jade Seba comemora passeio com o filho após se recuperar de problema de saúde

Fala muito! Pesquisa comprova que ter uma irmã tagarela faz bem à saúd