Família

Fala muito! Pesquisa comprova que ter uma irmã tagarela faz bem à saúde

Ter uma irmã falante nem sempre é ruim

Cinthia Jardim

Cinthia Jardim ,filha de Luzinete e Marco

Os irmãos trazem uma maior sensação de segurança (Foto: reprodução / Getty Images)

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, pela professora Laura Padilla, da Universidade Brigham Young, foi estudado a influência que uma pessoa pode causar na vida dos pais e principalmente na dos irmãos. Eles podem até mesmo trazer efeitos antidepressivos.

Para a realização dos testes, foram entrevistadas 395 famílias e os requisitos eram que tivessem mais de um filho, e pelo menos um deles apresentassem idades entre 10 e 14 anos. Os pesquisadores levaram em conta a dinâmica e as informações de cada família e concluíram, que apesar do sexo e da idade, quando as crianças tem um irmão, se sentem menos solitárias e mais protegidas.

Os testes comprovaram também que ter uma companhia para brincadeiras dentro de casa, pode ser superior à influência dos pais. A pesquisa indica que os sentimentos genuínos e bondosos são mais frequentes com um irmão do que com um adulto:”Para os pais de crianças pequenas, a mensagem é estimular o afeto entre os irmãos”, explicou Laura Padilla.

Ter uma irmã é um ótimo antidepressivo porque as mulheres são mais comunicativas (Foto: reprodução / Getty Images)

Um fato curioso, divulgado a partir dos resultados do estudo, foi que apesar de os irmãos trazerem a influência da proteção como algo marcante, uma irmã traz efeitos antidepressivos muito maiores. Isso pode acontecer porque as mulheres são mais comunicativas do que os homens e induz os pontos positivos trazidos para esse tipo de emoção.

Para essa situação, não há diferença se a irmã é mais velha ou mais nova, mas elas fazem com que os adolescentes se sintam menos solitários, culpados e temerosos, e principalmente mais amados. Você já imaginou que ter uma irmã podia trazer tantos benefícios assim?

Leia mais:

Estudo comprova que receber uma ligação da mãe melhora o dia de qualquer pessoa

Estudo diz que o irmão mais velho é mais inteligente que o caçula e você vai se surpreender com o motivo

Você sabia que ter um irmão mais novo torna a gente uma pessoa melhor?

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: