;
Família

“Vovô Arco-Íris”: conheça a história do idoso de 97 anos que usou a arte para salvar a vila onde morava

O governo de Taiwan ameaçou derrubar a casa de Huang Yung-fu

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Huang Yung-fu tem uma história emocionante (Foto: Reprodução / BBC)

A história de Huang Yung-fu é muito emocionante. Ele tem 97 anos e nasceu na China, indo morar em Taiwan depois da Segunda Guerra Mundial. Junto com outras pessoas, Huang fundou uma aldeia improvisada para ele e mais alguns soldados e famílias apenas enquanto a guerra não acabava.

Porém, 75 anos depois da fundação, o governo de Taiwan ameaçou derrubar a aldeia de Huang para construir vários apartamentos modernos no lugar. Eles ofereceram muito dinheiro para que Huang abandonasse a aldeia, mas ele recusou a proposta.

O governo de Taiwan queria derrubar a vila de Huang (Foto: Reprodução / BBC)

“Quando cheguei aqui, a vila tinha 1.200 casas. Todos nós sentávamos e conversávamos como uma grande família”, ele disse em entrevista à BBC. “Porém, muita gente se afastou ou morreu e eu fiquei aqui sozinho”. Então, ele decidiu pintar todas as casas para lidar com seu sofrimento.

Huang decidiu pintar as casas da vila (Foto: Reprodução / BBC)

Huang começou pela própria casa, com um pássaro. Gostando da ideia, ele continuou pintando as paredes com pessoas, aves e outros animais. Huang foi descoberto por um estudante universitário, que decidiu ajudá-lo. Com algumas fotos da vila, o menino iniciou uma petição para salvar o lugar e uma campanha de financiamento.

Huang viralizou na mídia de Taiwan, virando o “Vovô Arco-Íris”. A aldeia colorida virou um destino turístico que, atualmente, tem mais de 1 milhão de visitantes por ano. “O governo me prometeu que vai manter a casa e a aldeia. Estou muito feliz e agradecido por isso”, ele diz à BBC.

O governo desistiu de destruir a vila após receber muitos turistas (Foto: Reprodução / BBC)

Leia também:

Menina de 9 anos ensina idoso a ler e a escrever na frente da escola: “O importante é aprender”

Menina de 11 anos realiza sonhos de idosos e faz sucesso nas redes sociais

Crianças vestidas de idosos fazem sucesso na internet