Gravidez

Gengivite na gravidez: o que é, sintomas e como tratar a inflamação e sangramento na gengiva

A gengivite durante a gravidez é uma condição muito comum e que costuma atingir mulheres a partir do segundo mês de gestação - Freepik
Freepik

Publicado em 31/08/2022, às 07h47 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


As mudanças que acontecem com a mulher durante a gravidez vão além do que os olhos conseguem enxergar – e do que, muitas vezes, imaginamos. Caracterizada por inflamação e sangramento na gengiva, a gengivite gravídica é uma condição comum que acomete gestantes e que pode causar bastante desconforto, além de causar incômodos estéticos.

A gengivite na gravidez é causada pelo aumento da progesterona e costuma aparecer com maior frequência a partir do segundo mês de gestação. Além da produção hormonal se regular para comportar o novo momento que a mulher está vivendo, outros fatores que podem influenciar o aparecimento do problema são a falta de cuidados com a higiene bucal antes e depois da gravidez e o sobrepeso.

Sintomas de gengivite na gravidez

  • Dor e sensibilidade nos dentes
  • Gengiva avermelhada
  • Sangramento gengival
  • Gosto ruim na boca
  • Mau hálito
A gengivite durante a gravidez é uma condição muito comum e que costuma atingir mulheres a partir do segundo mês de gestação
A gengivite durante a gravidez é uma condição muito comum e que costuma atingir mulheres a partir do segundo mês de gestação (Foto: Freepik)

Não é motivo para vergonha

Cuidar da higiene bucal é uma das primeiras coisas que aprendemos na vida e faz parte constante da rotina: após acordar, antes de dormir e depois das refeições, o hábito de escovar os dentes bate ponto todos os dias. Por isso, é importante reforçar que o aparecimento de um quadro de gengivite durante a gravidez não significa que você não toma cuidados o suficiente e que isso não é motivo de vergonha.

Branca Feres, ex-atleta do nado sincronizado e grávida de Nicole, sua primeira filha, precisou fazer um tratamento após identificar que estava com gengivite gravídica: “Minha gengiva começou a sangrar muito desde o começo da gravidez toda vez que eu escovava os dentes e passava fio dental, e isso foi aumentando. Quando ela começou a crescer, a ponto das pessoas falarem que eu estava com comida no dente, eu procurei ajuda de um profissional”, contou à Pais&Filhos.

Importância dos cuidados bucais para a saúde da grávida

Especialista em implantes dentários, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, o Dr Sidnei Goldmann, pai de Natan, Helena e Maia explica que a saúde bucal da grávida está diretamente ligada a uma gestação tranquila. “A gravidez está relacionada a várias mudanças no corpo, e algumas delas podem prejudicar dentes, língua e gengiva.  Por isso, é preciso ter cuidados especiais com a boca. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista vão ajudar a minimizar problemas”, explica o dentista.

Assim como a mulher deve realizar um acompanhamento com o obstetra desde o momento da descoberta da gravidez até o parto, também é necessário se consultar com um odontologista durante a gestação para garantir que tudo corra bem com a saúde dela e não influencie a saúde do bebê.

Assim como o acompanhamento com o obstetra é fundamental durante a gravidez, o pré-natal odontológico não pode ser deixado de lado
Assim como o acompanhamento com o obstetra é fundamental durante a gravidez, o pré-natal odontológico não pode ser deixado de lado (Foto: Freepik)

Tratamento para gengivite na gravidez

Conforme o quadro de inflamação de Branca aumentava, mais ela desconfiava de que algo estava errado: “Como a gengiva estava muito grande e inchada, eu comecei a achar muito esquisito e muito incômodo. Eu comia uma maçã e ficava com gosto de sangue na boca. Aí eu tomei uma atitude e fui fazer um tratamento”.

Dr. Goldmann explica que, inicialmente, o tratamento para a gengivite na gravidez é simples: escovar os dentes pelo menos três vezes por dia. “Escolha uma escova macia e faça movimentos gentis ao escovar. O uso do fio dental é importante em todas as escovações e é permitido usar também enxaguante bucal sem álcool pela manhã e ao deitar”, orienta o especialista.

Mas, ainda assim é possível que o quadro não amenize e seja necessário realizar uma intervenção cirúrgica – como foi caso de Branca Feres. “Se as gengivas estiverem hiperplasiadas, com o volume aumentado, muito inchadas e mesmo com o tratamento não acontecer a melhora em até um mês, pode-se fazer uma gengivoplastia, caso necessário”, explica o Dr. Goldmann.

Cuidados com a saúde bucal após o nascimento do bebê

“Após o nascimento do bebê, é fundamental continuar com escovação e cuidados adequados”, explica o odontologista – que reforça a importância de também levar a criança ao dentista assim que o primeiro dente nascer. Enquanto isso não acontece: “Limpe a gengiva com uma gaze ou fralda de pano, evitando acúmulo de sujeira e placa bacteriana. A mãe deve manter os cuidados dela e da criança com orientações e auxílio de um dentista especializado”.


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura