Notícias

Mãe que fez o filho saudável passar por 13 cirurgias recebe sentença e ex-marido desabafa

Imagem Mãe que fez o filho saudável passar por 13 cirurgias recebe sentença e ex-marido desabafa

Publicado em 14/10/2019, às 06h54 - Atualizado em 21/02/2021, às 18h06 por Nathalia Lopes, Filha de Márcia e Toninho


A maioria das mães fazem de tudo para que os filhos fiquem saudáveis e longe de um hospital. Mas acredite, uma mãe do Texas fez com que o filho passe por 13 cirurgias. A gente chegou a noticiar o caso quando a denúncia do pai do menino veio à tona. Só que agora, o julgamento dessa mãe foi encerrado e ela condenada à 6 anos de prisão.

Kaylene Bowen já estava aguardando o julgamento em cárcere, mas no última sexta-feira, 11 de outubro, o juiz responsável pelo caso tomou uma decisão. E depois de ver que o filho está finalmente 100%, o pai de Christopher, Ryan Crawford, comentou o caso.

“Estou feliz que ela tenha decidido fazer a coisa certa. Eventualmente, as mentiras tiveram que parar “, comentou depois da ex-mulher ter se assumido culpada pelas cirurgias desnecessárias. “Agora, esperançosamente, aqueles que pensaram que uma mãe nunca poderia fazer isso com seus filhos verão que o mal existe”, desabafa à NBC.

O pai de Christopher tentou por anos avisar as autoridades que algo estava errado, mas a mulher só perdeu a guarda do menino em 2017, quando uma equipe médica não reconheceu os sintomas que Kaylene dizia que o filho tinha.

Eles encaminharam o caso para o conselho tutelar e uma investigação chegou a conclusão de que a mãe do garoto sofre de uma doença psicológica. A Síndrome de Munchausen por Procuração, segundo os especialistas do The Sun “É uma forma rara de abuso infantil. Os pais ou responsáveis, normalmente a mãe da criança, exageram ou causam sintomas de doença na criança. Os sinais da condição podem incluir convencer os profissionais de saúde de que seu filho está doente quando está perfeitamente saudável”. Eles podem até alterar os resultados dos exames ou alterar a medicação.

O The Sun ainda afirma que os promotores do caso queriam que ela ficasse presa por oito anos, o mesmo período que o Christopher passou em hospitais, mas o juiz acabou decidindo por apenas seis anos em regime totalmente fechado. Ela foi declarada culpada por abuso infantil e por usar o filho para arrecadar dinheiro. Kaylene  tinha feito um depoimento no Facebook dizendo que o menino estava com câncer e que eles precisavam de verba para o tratamento.

Entenda o caso

Kaylene Bowen, que fez com que o filho, Christopher, fizesse mais de 300 visitas ao hospital e passasse até por um transplante.

Isso mesmo, Kaylene é mãe de um menino extremamente saudável, mas por conta de um transtorno psicológico fazia com que o garoto fosse ao médicoe dizia aos doutores que ele estava sentindo sintomas que poderiam caracterizar câncer e doenças crônicas.

O pai do Christopher ficou anos na justiça lutando pela guarda da criança. Ele dizia que o filho estava bem e que a ex-esposa estava com problemas, mas não era ouvido. A situação só foi mudar depois que uma equipe médica do Texas começou a desconfiar das atitudes de Kaylene.

Então…

Os médicosde Dallas fizeram baterias de exames no menino e descobriram que ele não tinha as doenças citadas pela mãe. Foi então que em 2017, o conselho tutelaragiu e fez com que Ryan Crawford, pai de Christopher, fosse o único responsável por ele.

Mas todo esse caso teve uma reviravolta na última semana, quando Kaylene se declarou culpada por fazer com que o filho passasse por 323 visitas médicas sem necessidade. Segundo o Fort Worth Star-Telegram,a mulher sofre da síndrome de Munchausen por procuração.

A doença faz os paisfazerem com que a criança pareça doente, mas isso tudo apenas para chamar a atenção para si. E infelizmente, por conta disso, Christopher foi submetido a 13 cirurgiasem um período que vai de 2009 a 2016.

Ryan falou como se sentiu ao descobrir que Kaylene tinha confessado tudo e que será julgada em outubro e poderá cumprir até 20 anos de prisão de acordo com o Star-Telegram. “Estou felizpor ela ter decidido fazer a coisa certa. Eventualmente, as mentiras tiveram que parar. Agora é hora de seguir em frente e garantir que nenhuma criança sofra o abuso que meu filho sofreu”.

Síndrome de Munchausen

A Síndrome de Münchausen por Procuração (SMPP) é um transtorno mental reconhecido pelos médicos. De acordo com a BBC, o problema também é chamado de transtorno factício imposto a outros e foi identificado pela primeira vez em 1977 por Roy Meadow, pediatra britânico.

Nesta doença a pessoa inventa e faz parecer que alguém que esteja sob seus cuidados, geralmente uma criança, tenha alguma doença. Tudo para chamar atenção para si próprio. A atitude também é considerada abuso infantil. O transtorno pode gerar não só intervenções médicas, mas também pode trazer problemas emocionais para a criança.

Segundo a BBC, é um transtorno raro, mas pode passar desapercebido pela equipe médica por muito tempo. Aqueles que sofrem com a doença podem chegar a injetar líquidos prejudiciais nos filhos, como sangue ou fezes, para provocar sintomas e submeter fazer a criança passar por procedimentos cirúrgicos e exames.

Um estudo de 2000 citado pelo NHS (um serviço de saúde pública do Reino Unido) chegou a estimativa de 89 casos da síndrome a cada 100 mil habitantes durante uma pesquisa de dois anos.


Leia também

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi viaja com Mavie para Barcelona e se hospeda na casa de ex de Neymar

Carolina Dieckmann e Marcos Frota - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Carolina Dieckmann posta foto rara e recente do filho com Marcos Frota: "Moço bonito"

Nome de bebê vira motivo da piada na internet - Nome de bebê vira motivo da piada na internet (FOTO: Getty Images)

Família

Nome de bebê vira motivo da piada na internet: “Parece um shampoo”

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Claudia Raia posta fotos com família - Reprodução/ Instagram

Bebês

Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”

Fãs notaram que o casal se distanciou desde a alta hospitalar do ator - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Kayky Brito enfrenta 13 horas de viagem para ver o filho e explica motivo inusitado: 'Não posso'

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!