Engravidar

7 motivos para sua menstruação estar atrasada sem você estar grávida

Antes de você ir à farmácia para fazer um teste de gravidez em casa, vamos discutir alguns outros motivos pelos quais seu ciclo mensal pode estar atrasado

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

Antes de você ir à farmácia para fazer um teste de gravidez em casa, vamos discutir alguns outros motivos pelos quais seu ciclo mensal pode estar atrasado (Foto: Getty Images)

“Todo mundo pensa que está grávida quando a menstruação atrasa”, diz Wendy Goodall McDonald, médica de Chicago. Mas nem todo período tardio significa que você está grávida. Isso pode ser decepcionante de saber se você está tentando engravidar ou causar um grande suspiro de alívio se ter um bebê não está nos seus planos. 

Antes de você ir à farmácia para fazer um teste de gravidez em casa, vamos discutir alguns outros motivos pelos quais seu ciclo mensal pode estar atrasado. Esses fatores e condições externas são razões comuns para um período tardio.

  1. Seu método contraceptivo 

Você pode pensar que o seu método contraceptivo deve causar mais regularidade no seu período, mas as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais de ciclo prolongado não costumam menstruar em um ciclo típico de 28 dias. Isso ocorre porque esses contraceptivos atrasam a quantidade de tempo entre os períodos. “Quando você toma as pílulas ativas por mais de 21 dias, o revestimento do útero permanece estável”, diz George Patounakis, especialista em fertilidade da Progyny na Flórida. 

Outros tipos como dispositivos intra-uterinos (DIU) e a injeção também podem causar períodos tardios e irregulares. Dr. Patounakis adverte que nenhum contraceptivo é 100% eficaz na prevenção da gravidez. Portanto, se você não menstruar três ou quatro dias após iniciar a parte inativa da embalagem dos comprimidos, por exemplo, faça um teste de gravidez.

  1. Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

Durante um ciclo menstrual típico, cada ovário desenvolve aproximadamente cinco folículos e esses folículos competem para se tornar o dominante que liberará um óvulo maduro na ovulação. Mulheres com SOP geralmente têm folículos adicionais, o que leva esse processo a demorar mais que o normal. 

Outros sintomas da SOP incluem ganho de peso e aumento dos níveis do hormônio andrógeno semelhante à testosterona, que pode causar um crescimento dos cabelos no rosto e nos seios. Mas mesmo sem esses sintomas, não se pode descartar a SOP, então vale conversar com o seu médico.

  1. Estresse

Como o estresse afeta o ciclo menstrual é altamente subjetivo porque o que é considerado estressante depende da mulher. Mas ele pode interferir na regulação dos hormônios da mulher. 

  1. Mudança de peso

É mais provável que a perda excessiva de peso cause um período tardio do que o ganho de peso, embora o aumento do peso corporal, quando relacionado a outras condições como a SOP, possa ter um efeito semelhante. Perder muito peso pode interromper a produção de alguns hormônios que regulam os ovários. 

  1. Perimenopausa

A média de idade das mulheres nos EUA que experimentam menopausa é 51, mas muitas começam a ter ciclos menstruais atrasados ​​aos 40 anos. Portanto, em vez dos 28 dias padrão entre os períodos, a menstruação pode chegar com 36 ou 48 dias de intervalo. 

  1. Um tumor hipofisário

Embora seja raro e improvável, às vezes um prolactinoma, um tipo de tumor hipofisário que secreta quantidades excessivas de prolactina, o hormônio que sinaliza a produção de leite materno, é o responsável por um período tardio. Se você apresentar dores de cabeça, visão embaçada e secreção dos seios, apesar de não estar amamentando, além de um ciclo menstrual desativado, procure por um médico.

  1. Diabetes e doenças da tireóide

Jay M. Berman, chefe de serviços ginecológicos do Harper Hutzel Hospital do Detroit Medical Center e professor de obstetrícia e ginecologia da Wayne State University, diz que outras questões como diabetes e doenças da tireóide podem estar associadas a ciclos menstruais tardios ou ausentes. “Muitas mulheres, por várias razões, ocasionalmente não ovulam e isso pode causar uma menstruação precoce ou atrasada”, diz ele. “Dependendo da história dela, pode ser necessário mais testes para determinar a causa”.

Leia também:

Como fazer teste de gravidez caseiro (e rápido!)

Foto de bolo com teste de gravidez viraliza e seguidores reagem: “Nojento”

“Pedi um teste de gravidez por aplicativo e o entregador me desejou boa sorte”,disse Laura Neiva sobre a gravidez