Vacinar para a vida

Vacina da Hepatite B: saiba porquê tomar na gravidez

Os bebês também recebem os anticorpos adquiridos pela mãe na gravidez pelo leite materno - Getty Images
Getty Images

Publicado em 20/01/2023, às 06h03 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


A imunização materna é extremamente importante tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. Dessa forma é necessário se atentar ao calendário vacinal da gestante para conferir todas as vacinas que devem ser tomadas durante o período gestacional! Existem vacinas que devem ser repetidas a cada gestação e vacinas que podem ser tomadas apenas na primeira¹.

Além disso, o sistema imunológico do bebê não nasce totalmente desenvolvido. Através da vacinação na gravidez, a mãe passa os anticorpos necessários para a proteção do bebê por meio da placenta, e por meio do leite materno após o nascimento¹. Para complementar a proteção do novo membro da família, também é possível vacinar outras pessoas que farão parte do convívio do bebê².

Mãe amamentando bebê
Os bebês também recebem os anticorpos adquiridos pela mãe na gravidez pelo leite materno (Foto: Getty Images)

A vacina da Hepatite B 

A vacina contra o vírus da Hepatite B é um das indicadas para serem tomadas durante o período da gravidez¹. A Hepatite B é um dos cinco vírus da Hepatite, e as crianças possuem uma propensão para desenvolver de forma crônica a doença. Segundo o Ministério da Saúde, crianças com menos de um ano de idade correm o risco de 90%. Já para as crianças entre um e cinco anos, o risco baixa para entre 20% e 50%. Já em adultos, a chance de desenvolverem cirrose ou câncer de fígado fica entre 20% e 30%³.

Segundo a infectologista e pediatra, Dra. Ana Paula Burian, mãe de Henrique e Luísa, a vacina contra a Hepatite B cuida desde o momento do parto até a vida adulta: “O vírus da Hepatite B pode provocar uma doença grave e cronificar em 90% dos bebês infectados durante o parto, e em cerca de 10% daqueles que adquirem a doença na idade adulta. Esta cronificação pode causar cirrose e/ou câncer hepático e idealmente as mulheres devem estar protegidas antes mesmo de engravidar, entretanto se ainda não vacinada, toda gestante deve receber três doses da vacina para proteger a mulher e seu bebê”. O vírus causador da Hepatite B é o vírus B da Hepatite, chamado de HBV³.

Quando e onde posso tomar a vacina da Hepatite B?

A vacina da Hepatite B pode ser tomada em qualquer período da gestação, segundo a especialista: “Algumas vacinas podem ser aplicadas em qualquer momento da gestação, como influenza, dT, hepatite B e Covid”. Fora isso, de acordo com a infectologista, a vacina contra a Hepatite B não faz parte do grupo de vacinas que devem ser repetidas a cada gestação, como a dTpa e a vacina contra o vírus da Influenza. Ainda de acordo com a Dra. Ana Paula Burian, a vacina contra a Hepatite B está disponível tanto na rede pública quanto na rede privada. 

A vacina da Hepatite B pode ser aplicada em qualquer momento da gravidez, segundo a Dra. Ana Paula Burian (Foto: Getty Images)

Além da grávida, outras pessoas podem tomar a vacina contra Hepatite B?

Não só podem como devem! A Hepatite B é uma doença silenciosa, que pode se manifestar vários anos depois da infecção com sintomas típicos de doenças do fígado, como pele e olhos amarelos, além de enjoo, febre, dor abdominal e tontura⁴. As formas de contágio da Hepatite B são diversas e incluem contato com sangue ou fluidos de pessoas contaminadas, como por meio de relações sexuais sem preservativos com uma pessoa infectada e compartilhamento de materiais de higiene pessoal³.

A vacina contra a Hepatite B é indicada para pessoas de todas as faixas etárias. Além das gestantes não vacinadas, a vacina da Hepatite B também faz parte do calendário de vacinação das crianças, e deve ser aplicada nas primeiras 12 a 24 horas após o nascimento, de forma que seja possível prevenir a hepatite crônica.

REFERÊNCIAS

  1. Saiba quais vacinas devem ser administradas durante a gestação [Internet]. [Acesso em Janeiro/2023] Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/11/saiba-quais-vacinas-devem-ser-administradas-durante-a-gestacao#:~:text=Vacina%20Covid%2D19,nas%20Unidades%20B%C3%A1sicas%20de%20Sa%C3%BAde
  2. Vaccines and Pregnancy: 8 Things You Need To Know [Internet]. [Acesso em Janeiro/2023] Disponível em: https://www.cdc.gov/vaccines/pregnancy/pregnant-women/need-to-know.html
  3. Novas diretrizes para diagnóstico e tratamento da hepatite B [Internet]. [Acesso em Janeiro/2023] Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novas-diretrizes-para-diagnostico-e-tratamento-da-hepatite-b/
  4. Hepatite B [Internet]. [Acesso em Janeiro/2023] Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hepatites-virais/hepatite-b-1
  5. Vacina Hepatite B [Internet]. [Acesso em Janeiro/2023] Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-hepatite-b

Leia também

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada - Reprodução Instagram

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Anderson Leonardo morre e filha faz desabafo nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades” - Reprodução/Instagram

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”