Publicado em 20/01/2023, às 06h03 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos
A imunização materna é extremamente importante tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. Dessa forma é necessário se atentar ao calendário vacinal da gestante para conferir todas as vacinas que devem ser tomadas durante o período gestacional! Existem vacinas que devem ser repetidas a cada gestação e vacinas que podem ser tomadas apenas na primeira¹.
Além disso, o sistema imunológico do bebê não nasce totalmente desenvolvido. Através da vacinação na gravidez, a mãe passa os anticorpos necessários para a proteção do bebê por meio da placenta, e por meio do leite materno após o nascimento¹. Para complementar a proteção do novo membro da família, também é possível vacinar outras pessoas que farão parte do convívio do bebê².
A vacina contra o vírus da Hepatite B é um das indicadas para serem tomadas durante o período da gravidez¹. A Hepatite B é um dos cinco vírus da Hepatite, e as crianças possuem uma propensão para desenvolver de forma crônica a doença. Segundo o Ministério da Saúde, crianças com menos de um ano de idade correm o risco de 90%. Já para as crianças entre um e cinco anos, o risco baixa para entre 20% e 50%. Já em adultos, a chance de desenvolverem cirrose ou câncer de fígado fica entre 20% e 30%³.
Segundo a infectologista e pediatra, Dra. Ana Paula Burian, mãe de Henrique e Luísa, a vacina contra a Hepatite B cuida desde o momento do parto até a vida adulta: “O vírus da Hepatite B pode provocar uma doença grave e cronificar em 90% dos bebês infectados durante o parto, e em cerca de 10% daqueles que adquirem a doença na idade adulta. Esta cronificação pode causar cirrose e/ou câncer hepático e idealmente as mulheres devem estar protegidas antes mesmo de engravidar, entretanto se ainda não vacinada, toda gestante deve receber três doses da vacina para proteger a mulher e seu bebê”. O vírus causador da Hepatite B é o vírus B da Hepatite, chamado de HBV³.
A vacina da Hepatite B pode ser tomada em qualquer período da gestação, segundo a especialista: “Algumas vacinas podem ser aplicadas em qualquer momento da gestação, como influenza, dT, hepatite B e Covid”. Fora isso, de acordo com a infectologista, a vacina contra a Hepatite B não faz parte do grupo de vacinas que devem ser repetidas a cada gestação, como a dTpa e a vacina contra o vírus da Influenza. Ainda de acordo com a Dra. Ana Paula Burian, a vacina contra a Hepatite B está disponível tanto na rede pública quanto na rede privada.
Não só podem como devem! A Hepatite B é uma doença silenciosa, que pode se manifestar vários anos depois da infecção com sintomas típicos de doenças do fígado, como pele e olhos amarelos, além de enjoo, febre, dor abdominal e tontura⁴. As formas de contágio da Hepatite B são diversas e incluem contato com sangue ou fluidos de pessoas contaminadas, como por meio de relações sexuais sem preservativos com uma pessoa infectada e compartilhamento de materiais de higiene pessoal³.
A vacina contra a Hepatite B é indicada para pessoas de todas as faixas etárias. Além das gestantes não vacinadas, a vacina da Hepatite B também faz parte do calendário de vacinação das crianças, e deve ser aplicada nas primeiras 12 a 24 horas após o nascimento, de forma que seja possível prevenir a hepatite crônica⁵.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Luto
Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"