Bebês

4 sinais de que seu bebê está passando por um surto de crescimento

Mas calma! Não precisa se desesperar

Logo-Parents (1)
Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Perguntar se um bebê está tendo um surto de crescimento é como perguntar se uma preguiça está com um feitiço de cansaço. É o que eles fazem. Os bebês crescem muito mais rápido no primeiro ano de vida do que em qualquer outro momento, exceto no útero.

Uma criança em idade escolar típica cresce cerca de cinco centímetros por ano. Durante a puberdade, esse número aumenta para dez. Nos primeiros 12 meses, o bebê cresce muito rápido: são impressionantes 25,4 centímetros.

Mesmo dentro dessa temporada de crescimento, alguns bebês experimentam rajadas curtas de altura e ganho de peso rápidos. Cada criança é diferente, por isso é impossível dizer se ou quando esses “surtos” ocorrerão, diz Clare Bush, professora assistente de pediatria no Centro Médico da Universidade de Columbia. Ela frequentemente vê um pequeno surto de crescimento quando um recém-nascido tem de sete a dez dias de idade.

Pode haver outro pico em torno de um mês, mas os especialistas tendem a olhar para outros pontos de referência: o bebê está dobrando seu peso aos quatro meses? Triplicando isso em um ano? Geralmente progredindo ao longo de sua própria curva de crescimento?

Leigh Anne O’Connor, uma consultora de lactação certificada pelo conselho de consultoria particular na cidade de Nova York, diz que geralmente vê surtos de crescimento por volta das três semanas, seis semanas, três meses e seis meses de vida. Mas o melhor indicador é o seu bebê. Aqui estão os sinais que você deve ficar atenta:

Seu bebê está constantemente com fome

Apenas quando você pensa que descobriu um horário de alimentação, seu filho de repente quer comer o tempo todo. “Tudo é acelerado no primeiro ano de vida. O metabolismo é rápido, a frequência de necessidade de alimentos é rápida”, explica o Dr. Joshua May, endocrinologista pediátrico do Centro Médico de Lo