Como cuidar do umbigo do bebê? Ensinamos o passo a passo sem segredos

É mais fácil do que você imagina! Saiba o passo a passo completa e quais são os melhores produtos para a limpeza

Resumo da Notícia

  • Saiba como cuidar do umbigo do bebê
  • Veja qual produto usar
  • Entenda o passo a passo

Durante o período de gestação, a mãe e o filho são conectados pelo cordão umbilical. É por esse canal que o bebê se alimenta e “respira”. Ele é cheio de veias, artérias e terminações nervosas, responsáveis por levar o alimento e o oxigênio até a criança. No parto, o cordão é uma ligação física entre os dois e ajuda na adaptação do bebê, fazendo a transição entre o oxigênio que chega pelo cordão até a criança começar a respirar pelo pulmão. Por isso, muitos médicos recomendam esperar o cordão parar de pulsar para o cortar. 

-Publicidade-
(Foto: Getty Images)

Assim que o cordão é cortado, ele se torna o coto, um pedaço de pele de dois a três centímetros que pode escurecer, secar e cair por volta de duas semanas. Os primeiros cuidados são feitos na maternidade, podendo ser realizado pelo profissional que acompanhar o parto ou outro funcionário de lá. Mas depois, a tarefa de cuidar do coto para que ele se torne o umbigo passa a ser da mãe ou do pai. 

Limpeza do umbigo do bebê: passo a passo

Sabemos que essa região traz uma série de medos e receios para os pais, mas o coto não tem terminações nervosas e nem circulação sanguínea, por isso ele não vai sentir nada. Pode cuidar e limpar sem medo!

Além de não doer, cuidar do coto é mais simples do que parece. A região precisa ser limpa com algodão e álcool 70% a cada troca de fraldas, para evitar a contaminação do coto com as fezes. Na hora do processo, levante o coto, com a ajuda de um cotonete, espalhe o álcool começando pela base e, então limpe a volta toda, até sair toda a secreção.

(Foto: Shutterstock)

Porém, não se assuste se sangrar um pouco, é normal! Além disso, depois que o coto cai, você pode perceber uma leve mancha de sangue na fralda do bebê, o que também não é motivo para preocupação. Apenas continue com a limpeza até a cicatrização completa. O coto costuma cair entre o 7º e 21º dia de vida do bebê, caso esse período passe e o coto ainda estiver lá, é recomendado buscar a ajuda de um pediatra para ver que a criança não sofre de hipotiroidismo. 

Escolhendo os produtos:

Água de limpeza Granado (Foto: Divulgação)

Ao buscar os produtos para usar nos bebês, é importante procurar itens que sejam dermatologicamente testados e com fragrâncias suaves. A Granado oferece um produto que pode ajudar na limpeza dos umbigos: a água de limpeza dermocalmante. Com uma fórmula enriquecida com bisabolol e 11 aminoácidos, a água limpa suavemente, acalma e refresca a pele do bebê. Ele pode ser usado no corpo e no rosto, durante a troca de fraldas e não precisa de enxágue. E para as mães, ele serve como demaquilante também. É o tipo de produto versátil e que atende a todos da família! O frasco contém 500ml e uma válvula pump.